ACONTECIMENTOS COTIDIANOS NA ESCOLA: Outros Olhares sobre as Práticas
EVERYDAY EVENTS AT SCHOOL: Other Looks at Practices
Resumo
Neste artigo coloco em análise questões relativistas microfísicas dos acontecimentos cotidianos da escola. É com o olhar curioso e investigativo que revejo e releio práticas pedagógicas da minha geração. Como resultado, destaca-se a descoberta de saberes cristalizados que dialogam com aqueles insurgidos contra os efeitos centralizadores de poder – relações de resistências. Trago a possibilidade de se tecer uma prática diferente na sala de aula, produto da invenção que arrisca linhas de fuga como resistência e insurgência à difusão de um único modelo de sociedade, questionando a relação que está posta de enquadramento e subserviência, relação de poder centralizador que avaliza um discurso considerado científico. A problematização e o questionamento das verdades produzidas têm o sentido de possibilitar a invenção de outras práticas num devir-revolucionário.
Abstract
In this article, I analyze the microphysics of the daily events of the school. It is with the curious and investigative look that I review and re-read pedagogical practices of my generation. As a result stands out the discovery of crystallized knowledge that dialogues with those insurgents against the centralizing effects of power - resisting relations. I bring the possibility of weaving a different practice in the classroom, product of the invention that risks escape lines as resistance and insurgency to the diffusion of a single model of society, questioning the relationship that is set of framing and subservience, centralizing power relationship which supports a discourse considered scientific. The problematization and questioning of the truths produced have the meaning of enabling the invention of other practices in a becoming-revolutionary.
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