EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO ADOLESCENTE: Os Desafios do Programa Saúde na Escola

EDUCATION IN HEALTH AND THE ADOLESCENT PUBLIC: The Challenges of the School Health Program

  • Aline Amorim Chaves
  • Brenda Gomes dos Santos
  • Joyce Helena Martins Leal

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os desafios da aplicação do Programa do Governo Federal, denominado Programa Saúde na Escola, para o público adolescente. A realização do estudo foi motivada pelas próprias experiências enquanto assistentes sociais com vivências em práticas de educação e saúde em diferentes níveis e espaços de atuação. O caminho metodológico contou com análise documental e teórica a respeito do tema, sendo, portanto, um estudo de análise bibliográfica. Propõe-se, a partir deste artigo, refletir sobre algumas questões a respeito do Programa diante do contexto neoliberal, buscando analisar como as políticas de educação e saúde vêm sendo implementadas diante do contexto macro societário.


Abstract


 This article aims to analyze the challenges of applying the Federal Government Program, called Health in School Program for the adolescent public. The study was motivated by their own experiences as social workers with experiences in education and health practices at different levels and spaces. The methodological path had documentary and theoretical analysis on the subject, being, therefore, a study of bibliographical analysis. It is proposed with this work to reflect on some issues regarding the Program in the context of the neoliberal context, we seek to analyze, therefore, how the education policies as well as the health policies and the junction of these, have been implemented in the context of the corporate macro.

Referências

ANDERSON, Perry. Balanço do Neoliberalismo. In. “Pós-Neoliberalismo: As políticas sociais e o Estado democrático.” / Organizadores: Emir Sader e Pablo Gentili. 4. Ed. Paz e Terra, 1995. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
ANDRADE, F. A. Reestruturação Produtiva, Estado e Educação no Brasil de Hoje. In: Trabalho & Critica: Anuário do GT Trabalho e Educação. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação. UFSC/NUP/CED. Florianópolis. Cidade Futura, 2002. Disponível em: Acesso em: 21 nov. 2018.
BATISTELLA, Carlos. "Abordagens Contemporâneas do Conceito de Saúde.” In: O território e o processo saúde-doença - Coleção Educação Profissional e Docência em Saúde: a formação e o trabalho do Agente Comunitário de Saúde. Rio de Janeiro - Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio da Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz). Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.

BEHRING, Elaine Rossetti. BOSCHETTI, Ivanete. Política social no Brasil contemporâneo: entre a inovação e o conservadorismo. In. “Política Social: fundamentos e história” – São Paulo, Cortez, 2009. (Biblioteca básica do serviço social; v.2).
BOSCHETTI, Ivanete. Avaliação de políticas, programas, e projetos sociais. In: Serviço Social: Direitos Sociais e Competências Profissionais. 2009 Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990.
BRASIL. Ministério da Educação - Programa Saúde nas Escolas.
Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.

BRASIL. Ministério da Saúde. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília - DF 2012 Disponível para download em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Caderneta do Adolescente, Menina e Menino. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. 8ª Conferência Nacional de Saúde Relatório Final. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. 11ª Conferência Nacional de Saúde. Legislação Básica do SUS. Brasília: Ministério da Saúde, 2000. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde. Programa Saúde para na Escola. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRASIL. Ministério da Saúde- Cartilha entendendo o SUS 2007. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
BRAVO, Maria Inez de Souza. “Política de Saúde no Brasil.” In: Serviço Social e Saúde: Formação e trabalho profissional, 4ª ed. São Paulo; Brasília /DF: OPAS, OMS, Ministério da Saúde, 2009.
CHARLOT. Bernard. O Professor Na Sociedade Contemporânea: Um Trabalhador Da Contradição. In. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 30, jul./dez. 2008.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: TÍTULO VIII - Da Ordem Social – SEÇÃO II – Da Saúde. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
COUTINHO, C. N. Notas sobre cidadania e modernidade. In Revista Ágora: Políticas Públicas e Serviço Social, Ano 2, nº 3, dezembro 2005 – ISSN- 1807-698X. Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
PEREIRA, L. D. Políticas Públicas de Assistência Social brasileira: avanços, limites e desafios. 2008 Disponível em: Acesso em: 20 nov. 2018.
SILVA, Maria L. De Oliveira. O Estatuto da Criança e do Adolescente e o Código de Menores: descontinuidades e continuidades. In: Revista Serviço Social e Sociedade: Especial Criança e Adolescente. Ano XXVI – n. 83 – São Paulo, Cortez Editora, Setembro de 2005.
SIMÕES. Carlos. Curso de Direito do Serviço Social. (Biblioteca Básica do Serviço Social). 4ª Ed. São Paulo, Cortez Editora, 2010.
Como Citar
CHAVES, Aline Amorim; DOS SANTOS, Brenda Gomes; MARTINS LEAL, Joyce Helena. EDUCAÇÃO EM SAÚDE E O PÚBLICO ADOLESCENTE: Os Desafios do Programa Saúde na Escola. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 1, apr. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/1290>. Acesso em: 23 nov. 2024.