A PRESENÇA DO MÉTODO MÚTUO NA ESTRUTURAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL DO SÉCULO XIX

THE PRESENCE OF THE MUTUAL METHOD IN SCHOOL STRUCTURATION IN BRAZIL IN THE 19TH CENTURY

  • Estela Scheinvar
  • Lukas Lobo
  • Rafael da Cruz
  • Wbemar Rayff Silva

Resumo

O presente artigo se propõe a analisar a presença do método mútuo/Lancasteriano na estruturação da escola no Brasil do século XIX, tendo como marco histórico a promulgação da Lei de Primeiras Letras, de 1827. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e consulta a documentos de escolas do século XIX, sob a guarda do Arquivo Nacional, sobre a organização da escola no Brasil. Estudamos novos modos de organização política trazidos pela industrialização, no contexto de um país caracterizado por relações escravocratas, por meio de autores como Michel Foucault e Gizlene Neder. Destacamos a construção de uma estrutura disciplinar, profundamente hierárquica, sustentada no mecanismo de vigilância e solidificada pela relação punição/recompensa. Uma escola que funciona como máquina de ensinar, acoplada à emergência da industrialização. Apontamos, também, mudanças nos modos de controle social trazidas pelos novos métodos pedagógicos que conjugam os tradicionais castigos físicos a constrangimentos morais, como modo de introduzir elementos que dão sustentação aos mecanismos penais.


Abstract


 The present article proposes to analyze the presence of the mutual / Lancasterian method in the structure of the school in Brazil of the 19th century, having as historical frame the promulgation of the Law of First Letters, 1827. For that, we did a bibliographical research and we consulted school documents of XIXth century, under the custody of the National Archives. We studied new political organization brought out with the industrialization process, in the context of a country characterized by slave relations, through authors such as Michel Foucault and Gizlene Neder. We emphasize the construction of a disciplinary structure, deeply hierarchical, sustained in the mechanism of surveillance and solidified by relations of punishment / reward. A school that works as a teaching machine, coupled with the emergence of industrialization. We highlight the changes in the modes of social control brought by the new pedagogical methods that combine traditional physical punishments with moral constraints, as a way of introducing elements that support the criminal mechanisms.

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Como Citar
SCHEINVAR, Estela et al. A PRESENÇA DO MÉTODO MÚTUO NA ESTRUTURAÇÃO DA ESCOLA NO BRASIL DO SÉCULO XIX. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 1, apr. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/1292>. Acesso em: 21 nov. 2024.