A ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: Uma Profunda Desigualdade entre Brancos e Negros

THE SCHOOLING OF THE BLACK POPULATION: Profound Inequality between Whites and Black

  • Cristiane Romualdo Cazuza
  • Sonia de Alcantara Gouveia

Resumo

Resumo

Este artigo pretende mostrar as desigualdades no processo de escolarização da população negra, dentro de um contexto sócio-histórico estabelecendo aspectos a partir da abolição da escravidão aos dias atuais. Além disso, pretende mostrar considerações sobre práticas pedagógicas que contribuam para a valorização das diferenças, respeito a cultura e identidade étnico racial. Seu objetivo é refletir sobre a ligação entre o processo de abolição da escravidão com o processo da escolarização dessas pessoas no Brasil. Mostrando ao longo da história as experiências coadunadas nos processos educacionais que interferiram na inserção dessa população na sociedade e no sistema de ensino. Foi elaborado a partir de livros com autores que falam sobre a temática, como também foi utilizado artigos e outras publicações existentes na área. Conclui-se que a escravidão, a exclusão, a inserção tardia dos negros a escolarização, e entre outros fatores expostos neste artigo, contribuíram para a profunda desigualdade entre brancos e negros.

Abstract

This article aims to show the inequalities in the schooling process of the black population, within a socio - historical context establishing aspects from the abolition of slavery to the present day. In addition, it intends to show considerations about pedagogical practices that contribute to the valorization of differences, respect for racial culture and ethnic identity. Its purpose is to reflect on the link between the process of abolishing slavery and the process of schooling of these people in Brazil. Throughout history, the experiences in the educational processes that interfere in the insertion of this population in society and in the education system have been presented. It was elaborated from books with authors that talk about the subject, as 1 Discente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do UGB/FERP. 2 Orientadora, Docente do Curso de Licenciatura em Pedagogia do UGB/FERP.

Como Citar
CAZUZA, Cristiane Romualdo; GOUVEIA, Sonia de Alcantara. A ESCOLARIZAÇÃO DA POPULAÇÃO NEGRA: Uma Profunda Desigualdade entre Brancos e Negros. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 2, aug. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/1333>. Acesso em: 21 nov. 2024.