PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Limites e Desafios

  • Juliana de Souza Natividade UGB-FERP
  • Simone Alves de Medeiros UGB

Resumo

O presente estudo tem como objetivo apresentar as implicações e dificuldades para a elaboração do Projeto Político Pedagógico como facilitador da gestão democrática nas escolas. Analisamos a construção do PPP como um instrumento possível e de grande crescimento para as unidades de ensino, favorecendo a qualidade do ensino e o trabalho participativo. Foi realizado junto ao Programa de Iniciação Científica 2012/2013 vinculado ao UGB/FERP, pesquisa teórica empírica com aplicação de questionário semi-estruturado, o objeto/sujeito e pesquisa foram 24 escolas públicas da Região Médio Paraíba. A pesquisa documental serviu como fonte para coletas de dados tendo como base o documento PPP. Após análise dos dados coletados, foi constatado que das 24 escolas pesquisadas, 6 possuem o PPP, sendo 2 com características emancipatórias (VEIGA, 2003) contribuindo para uma gestão democrática. Em 4 documentos encontramos características regulatórias, cumprindo apenas para uma exigência legal. O restante das escolas ainda não possuem o seu PPP, mostrando a urgência de parcerias com instituições para a construção e implementação deste documento tão imprescindível no cotidiano escolar.

Como Citar
NATIVIDADE, Juliana de Souza; MEDEIROS, Simone Alves de. PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: Limites e Desafios. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 5, n. 2, aug. 2017. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/140>. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)