O SABER PRÁTICO: Uma Proposta Para Contribuir Com a Formação do Engenheiro de Produção
Resumo
Segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO) as áreas de atuação do Engenheiro de Produção são: Gestão de Operações; Qualidade; Gestão Econômica; Ergonomia e Segurança do Trabalho; Engenharia do Produto; Pesquisa Operacional; Estratégia e Organizações; Gestão da Tecnologia; Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento e Gestão Ambiental e Educação em EP. Essas oportunidades são encontradas majoritariamente na iniciativa privada, que tem papel fundamental para o crescimento/desenvolvimento do Brasil. Por esse motivo é oportuno investir na formação e capacitação de profissionais que possam aumentar a produtividade das empresas, aplicar e aperfeiçoar as mais modernas e eficazes metodologias, que otimizem a performance industrial e dos setores de serviço em termos de custo, qualidade e atendimento ao cliente. Nesse contexto, esse artigo tem por finalidade compartilhar três práticas pedagógicas desenvolvidas para a melhoria da formação dos alunos do 6º, 7º e 8º períodos de Engenharia de Produção, entre 2012 e 2013, no Campus de Nova Iguaçu do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB): Desenvolvimento de um Procedimento Operacional padrão, Definição do Rendimento Operacional de um posto de trabalho e Aplicações da planilha eletrônica (Excel) no cotidiano do engenheiro. As práticas foram aplicadas de forma satisfatória, pois melhoraram a absorção dos conhecimentos e da inserção dos alunos no mercado de trabalho. A referência bibliográfica que inspirou o desenvolvimento dessas práticas foi o principal expoente do movimento conhecido como Escola Nova, o filósofo John Dewey, que desenvolveu e praticou a integração entre teoria e prática. Dewey destacava a necessidade de se comprovar o pensamento por meio da ação.