APONTAMENTOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS

  • Keythellem Silveira da Silva
  • Rosali Krejci

Resumo

Após passar por diversas transformações que acompanharam tanto o processo de universalização da Educação proposto em âmbito internacional, como a Reforma Gerencial instituída a partir do governo de Fernando Henrique Cardoso a escola pública no Brasil passa por um momento de gestão militarizada. Diversos estados brasileiros, sobretudo Goiás que encerrou o ano de 2017 com 42 das 71 escolas da rede estadual militarizadas, através de parceria firmada entre as Secretarias Estaduais de Educação e de Segurança Pública têm transferido para a Polícia Militar a gestão das escolas públicas. O objetivo da pesquisa é analisar esse novo modelo de gestão das escolas a partir da inserção de militares nas escolas públicas e ainda identificar como esse movimento vem modificando a estrutura dessas escolas e na conformação dos corpos e mentes dos discentes às estratégias de disciplina e hierarquia de uma instituição militarizada. Tratase de uma pesquisa básica, de análise de caráter explicativo na qual foi utilizada a metodologia de revisão bibliográfica e análise de dados secundários. A partir desses dados buscou-se fazer uma análise crítica desse novo modelo de gestão de escolas públicas que vem crescendo no Brasil.

Como Citar
DA SILVA, Keythellem Silveira; KREJCI, Rosali. APONTAMENTOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS PÚBLICAS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 10, n. 3, dec. 2019. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/1689>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Ciências Econômicas, Sociais e Políticas