DE EMPREGADO A EMPREENDEDOR

A Mudança por meio do Desejo, Necessidade e Oportunidade

  • Michele da Cunha Silva
  • Luciana Merçon

Resumo

A referida pesquisa apresenta estudos relacionados aos empreendedores que decidiram deixar o seu emprego formal para abrir seu próprio negócio. Identificar as motivações que os levaram a tornarem-se empreendedores, seja por desejo, necessidade ou pela oportunidade seria o objetivo geral da pesquisa, apresentar as vantagens e desvantagens de se tornar empreendedor, descrever as motivações que os levaram a tomar tal decisão e avaliar o grau de satisfação após essa mudança seriam os objetivos específicos. A metodologia realizada foi qualitativa e quantitativa, com pesquisa do tipo bibliográfica, documental, explicativa, descritiva e pesquisa-ação com coleta, registro e análise dos dados adquiridos através de um questionário contendo perguntas fechadas aplicado a uma amostra de dez empreendedores. A pesquisa foi realizada na Região Sul Fluminense, com pessoas que optaram em deixar a sua estabilidade em busca do investimento em seu próprio negócio. Identificou-se que as motivações são importantes nesse processo de decisão, e que a maioria empreende pela satisfação pessoal e não por reconhecimento financeiro. Percebe-se que os motivos elencados nas entrevistas perpassam o lucro, levando a estarem realizados pela posição em que ocupam.


Abstract


This research presents a study related to the entrepreneurs who decided to leave their own business. Motivations that led them to become entrepreneurs either by desire, need or opportunity would be that general goal of this research, to present the advantages or disadvantages of becoming an entrepreneurs, to describe the motivations that led them take this decision and evaluate the satisfaction after this chance would be the specific goals. The methodology was qualitative and quantitative research with bibliographical, documental, explanatory, descriptive and action research with collection, recording and analysis of data acquired from a questionnaire containing questions applied to a sample of 10 specific entrepreneurs. It was identified that the motivations are important in this decision-making process, and that the majority undertake for personal satisfaction and not by financial recognition. It is perceived that the motives listed in the interviews permeate the profit, leading to being realized by the position in which they occupy. The research was done in Southern Region of Rio de Janeiro with people who chose to leave their stability in search of investment in their own business.

Como Citar
SILVA, Michele da Cunha; MERÇON, Luciana. DE EMPREGADO A EMPREENDEDOR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 1, may 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2123>. Acesso em: 21 nov. 2024.