O ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II

  • Joice Moraes dos Santos
  • Simone Alves de Medeiros

Resumo

O presente estudo busca identificar e analisar as ações desenvolvidas no espaço escolar pela equipe pedagógica e como a mesma tem se preparado para receber o aluno do Ensino Fundamental II e os desafios enfrentados por este público no século XXI. Foi realizada pesquisa teórico-empírica no período de junho a outubro de 2019 em duas escolas do município de Volta Redonda, uma da rede Municipal de Volta Redonda e uma da rede Estadual do Rio de Janeiro que atendem turmas de 6° ao 9°ano do Ensino Fundamental II. O estudo apontou que a escola precisa acompanhar as mudanças e ouvir urgentemente os anseios de seus alunos, pois assim a relação entre o aluno e o profissional da educação será saudável e significativa para todos. O que se busca hoje é uma escola ativa que possa fazer a diferença na vida do aluno, fazendo com que ele se sinta importante e possa ver nesta instituição não só um espaço de construção do conhecimento, mas também um espaço de diálogo e confiança.

Como Citar
SANTOS, Joice Moraes dos; MEDEIROS, Simone Alves de. O ADOLESCENTE DO SÉCULO XXI E OS DESAFIOS ENFRENTADOS NO ENSINO FUNDAMENTAL II. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, oct. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2145>. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade