DA PEDAGOGIA TRADICIONAL A UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ações inovadoras que fazem a diferença na vida do aluno
Resumo
O objetivo geral deste estudo é apresentar e refletir os conceitos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire e a Aprendizagem Significativa de David Ausubel e como os mesmos tem contribuído para a criação de ações/metodologias inovadoras na educação brasileira. Foi realizada uma pesquisa teórica, de cunho bibliográfico e descritivo, sob a abordagem qualitativa, com o objetivo de registrar, analisar e correlacionar os conceitos inovadores de Paulo Freire e as contribuições de David Ausubel para uma aprendizagem significativa na educação. Apesar do nosso sistema educacional apresentar uma Pedagogia Tradicional, com currículos fragmentados e disciplinares, acreditamos que é possível desenvolver ações inovadoras para que o processo ensino-aprendizagem ocorra de forma mais significativa, adotando uma outra Pedagogia, onde o currículo é integrado e transdisciplinar. Portanto, se faz necessário que os docentes ao planejar suas aulas possam ressignificar o seu olhar, visando à construção de um aluno crítico, ativo, autônomo, contribuindo assim para o desenvolvimento de um cidadão emancipado.