GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA E SEUS DESAFIOS

  • Débora Nobre de Souza
  • Conceição Aparecida F. Lima Panizzi

Resumo

Este artigo aborda o tema gestão escolar participativa, cuja pesquisa teve como objetivo investigar os principais desafios da gestão participativa nas escolas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco diretores de diferentes escolas da rede pública situadas na cidade de Volta Redonda- RJ, no ano de 2019, que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano. A pesquisa foi realizada em uma abordagem qualitativa de cunho teórico-empírico. Foi utilizada uma pesquisa de opinião para a coleta de dados. O processo que rege a gestão escolar é algo contínuo e que acontece em um ambiente diversificado que se encontra em constante mutação, ou seja, a escola. Chegou-se à conclusão que apesar dos estudos realizados na área e do constante esforço de gestores, a gestão escolar participativa ainda está longe de ser exercida de fato, sendo a mobilização e envolvimento da comunidade um dos seus desafios.


Abstract


This article, whose theme was participative school management, aimed to investigate the main challenges of participatory management in schools. The research subjects were five principals from different schools of the public network located in the city of Volta Redonda-RJ, in 2019, who work in kindergarten and elementary school from 1st to 5th grade. The research was conducted in a qualitative approach of theoreticalempirical nature. An opinion survey was used for data collection. The process that governs school management is something continuous and that happens in a diverse environment that is constantly changing, that is, the school. It was concluded that despite the studies carried out in the area and the constant efforts of managers, participatory school management is still far from being exercised in fact, where community mobilization and involvement being one of its challenges.

Como Citar
SOUZA, Débora Nobre de; PANIZZI, Conceição Aparecida F. Lima. GESTÃO ESCOLAR PARTICIPATIVA E SEUS DESAFIOS. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 11, n. 2, oct. 2020. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2152>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Educação e Sociedade