REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O NÃO-FRACASSO ESCOLAR

SOCIAL REPRESENTATIONS ABOUT SCHOOL NON-FAILURE

  • Luciene Alves Miguez Naiff
  • Eduardo de Freitas Miranda

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar o fenômeno social do não-fracasso escolar, buscando comparar indivíduos de escolas públicas e particulares. Esta pesquisa justifica-se na necessidade de investigação dos fatores positivos no ambiente escolar. Utilizamos como principal referência para esta investigação a Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, buscando a partir da abordagem estrutural de Jean-Claud Abric identificar o núcleo central e periférico destas representações sociais. Apresentou-se questões relativas ao histórico do fracasso escolar, das ideias pedagógicas, dados nacionais de aprovação e reprovação. Tratouse de uma pesquisa qualitativa com coleta de dados – Tarefa de Evocação Livre de Palavras, a partir do termo indutor “Passar de Ano” que permitiu ainda uma análise semântica destas respostas. A pesquisa foi realizada em escolas públicas e particulares do interior do estado do Rio de Janeiro, envolvendo 193 indivíduos, sendo 86 indivíduos matriculados em escolas públicas e 107 matriculados em escolas particulares cursando o último ano do ensino médio. Os resultados revelaram que os termos “dedicação”, “faculdade”, “notas” e “trabalho” foram os evocados maior número de vezes por alunos de escolas públicas, configurando este como o provável núcleo central da representação social e para os alunos de escolas privadas os termos mais evocados foram “alívio” e “esforço”, sendo estes o provável núcleo central da representação social desta amostra.


 


Abstract


The present study aimed to investigate the social phenomenon of non-school failure, seeking to compare individuals from public and private schools. This research is justified by the need to investigate positive factors in the school environment. We use Serge Moscovici's Theory of Social Representations as the main reference for this investigation, seeking from the structural approach of Jean-Claud Abric to identify the central and peripheral nucleus of these social representations. Questions related to the history of school failure, pedagogical ideas, national data of pass and fail were presented. It was a qualitative research, in which we used the Free Word Evocation Task in the data collection, based on the inductive term “New Year”, which also allowed a semantic analysis of these responses. The research was carried out in public and private schools in the countryside of the state of Rio de Janeiro, involving 193 individuals, 86 individuals enrolled in public schools and 107 enrolled in private schools attending the last year of high school. The results revealed that the terms “dedication”, “college”, “grades” and “work” were the most frequently mentioned by public school students, configuring this as the probable central nucleus of social representation and for school students the most evoked terms were “relief” and “effort”, these being the probable central nucleus of the social representation of this SAMPLE.

Como Citar
NAIFF, Luciene Alves Miguez; MIRANDA, Eduardo de Freitas. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O NÃO-FRACASSO ESCOLAR. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 1, apr. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2371>. Acesso em: 02 nov. 2024.