AS METODOLOGIAS ATIVAS NO OLHAR DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM PERÍODO DE ADVERSIDADE
THE ACTIVE METHODOLOGIES IN THE EYES OF TEACHERS OF BASIC EDUCATION IN TIMES OF ADVERSITY
Resumo
O período vivenciado pela pandemia da Covid-19 gerou inúmeros desafios e revelou problemas estruturais existentes nas sociedades. Ao considerarmos a educação nesse contexto, nos deparamos com grandes problemáticas no estabelecimento do ensino remoto nas redes de ensino, principalmente no que tange a formação continuada dos professores e as metodologias utilizadas nos processos de ensino e aprendizagem. Objetivando conhecer as inquietudes de professores em relação às metodologias ativas e o contexto da sua formação, utilizou-se a investigação da própria prática e levantamentos bibliográficos para a realização deste estudo. Os resultados apontam a necessidade do diálogo para que os professores apresentem suas realidades profissionais e formativas, bem como, levantamentos de dados necessários para traçar estratégias condizentes com os desafios do momento da pandemia.
Abstract
The period experienced by the Covid-19 pandemic generated numerous challenges and revealed structural problems existing in societies. When considering education in this context, we are faced with major problems in the establishment of remote education in educational networks, especially regarding the continuing training of teachers and the methodologies used in teaching and learning processes. Aiming to know the concerns of teachers in relation to active methodologies and the context of their training, we used the investigation of the practice itself and bibliographic surveys for the realization of this study. The results indicate the need for dialogue for teachers to present their professional and training realities, as well as data surveys necessary to draw strategies consistent with the challenges of the pandemic moment.