CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO E EDUCAÇÃO: Uma Perspectiva Histórica e Social
CONSIDERATIONS ON WORK AND EDUCATION: A Historical and Social Perspective
Resumo
Os conceitos de trabalho e educação são relevantes dentro de uma perspectiva histórica e social, de modo a auxiliar na apreensão crítica, reflexiva e política da sociedade. Refletir sobre esses conceitos foi o objetivo deste estudo de revisão, de natureza teórica e conceitual. Além de descrever os dois fenômenos separadamente, também teve por foco o conceito trabalho-educação, separado por hífen, enquanto unidade semântica e não dois termos justapostos com sentidos específicos. Um debate sobre a questão do trabalho e educação na contemporaneidade também foi incluído, em razão da centralidade destes fenômenos na constituição social e subjetiva. Para este estudo, optou-se pelo uso de pressupostos e autores de vertente marxista, entendendo ser necessário um recorte teórico em razão da pluralidade semântica que os termos educação e trabalho oferecem. A discussão dos temas foi ancorada no entendimento da centralidade que estes elementos possuem na vida cotidiana das pessoas, atravessando a própria construção identitária e experiências simbólicas, afetivas e materiais da vida. Compreendeu-se que oferecer uma análise sociológica e histórica dos fenômenos trabalho e educação foi uma forma de compromisso com o coletivo e com a reflexão e crítica social.
Abstract
The concepts of work and education are relevant from a historical and social perspective, in order to assist in the critical, reflective and political understanding of society. Reflecting on these concepts was the aim of this review study, of theoretical and conceptual nature. In addition to describing the two phenomena separately, it also focused on the concept of work-education, separated by a hyphen, as a semantic unit and not two terms juxtaposed with specific meanings. A debate on the issue of work and education in contemporary times was also included, due to the centrality of these phenomena in the social and subjective constitution. For this study, we opted for the use of assumptions and authors of a Marxist perspective, understanding that a theoretical approach is necessary due to the semantic plurality that the terms education and work offer. The discussion of the themes was based on the understanding of the centrality that these elements have in people's daily lives, going through the identity construction and symbolic, affective and material experiences of life. It was understood that offering a sociological and historical analysis of the work and education phenomena was a form of commitment to the collective and to reflection and social criticism.