OS ERROS ORTOGRÁFICOS INFLUENCIADOS PELA LINGUAGEM ORAL NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO

TYPOGRAPHICAL ERRORS INFLUENCED BY ORAL LANGUAGE IN THE EARLY TEACHING YEARS

  • Ana Beatriz de Aquino
  • Luciene de Oliveira Rodrigues
  • Nayara Alcantara

Resumo

O presente artigo tem como objetivo mostrar a influência da linguagem oral na aquisição de linguagem escrita nos anos iniciais do ensino básico. O estudo foi feito a partir da análise de dados de alunos da 2° série do ensino fundamental. A pesquisa qualitativa exemplificou como a oralidade influência a aquisição de escrita ortográfica dos estudantes que estão sendo alfabetizados, na qual observou-se o processo de segmentação, a troca de letras e a junção/separação de palavras que não ocorreria esses mecanismos. Notou-se que grande parte dos erros cometidos pelas crianças se dá por uma tentativa de representar a oralidade e sua prosódia.


 


Abstract


 


This article aims to show the influence of oral language on written language acquisition in the early years of basic education. The study was carried out based on the analysis of data from students in the 2nd grade of elementary school. The qualitative research exemplified how orality influences the acquisition of spelling writing of students who are being literate, where the segmentation process, the exchange of letters and the joining/separation of words where these mechanisms would not occur were observed. It was noted that most of the mistakes made by children are due to an attempt to represent orality and its prosody.

Como Citar
AQUINO, Ana Beatriz de; RODRIGUES, Luciene de Oliveira; ALCANTARA, Nayara. OS ERROS ORTOGRÁFICOS INFLUENCIADOS PELA LINGUAGEM ORAL NOS ANOS INICIAIS DE ENSINO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 12, n. 3, dec. 2021. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2427>. Acesso em: 23 nov. 2024.