A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO ESCOLAR: Revisão Integrativa
THE IMPORTANCE OF FINANCIAL EDUCATION IN SCHOOL EDUCATION: Integrative Review
Resumo
O objetivo central dessa pesquisa foi analisar a importância da educação financeira no ensino escolar e os desafios e possibilidades enfrentados pelos docentes da disciplina de matemática nesse processo. Este estudo buscou ainda destacar pontos relevantes sobre como é a cultura no Brasil em relação à gestão financeira pessoal. A boa gestão do dinheiro é essencial para que o indivíduo atinja a qualidade que deseja para a sua vida, a de seus familiares e possa enfrentar as crises com mais tranquilidade. O estudo caracteriza-se como uma revisão integrativa e a pesquisa foi realizada entre os meses de julho e agosto de 2021 gerando uma lista de 40 artigos e com o auxílio dos filtros Educação financeira, Ensino Econômico e Escola, a seleção foi reduzida para 14 artigos. Com o estudo, observou-se alta relevância da educação financeira no cotidiano dos estudantes, sendo a escola uma ótima ferramenta de difusão dessa temática. A educação financeira existe para romper e bloquear pensamentos que neguem o dinheiro e exerce uma importante função sobre as crianças, adolescentes e também adultos no desenvolvimento de uma vida saudável, equilibrada e promissora em relação às finanças. Os resultados destacam que a escola entra nesse contexto como difusora do pensamento crítico-reflexivo, para que os estudantes entendam os caminhos a serem seguidos com o dinheiro e como este recurso pode gerar qualidade de vida.
Abstract
The main objective of this research was to analyze the importance of financial education in school education and the challenges and possibilities faced by mathematics teachers in this process. This study also sought to highlight the relevant points about how culture is in Brazil in relation to personal financial management. Good money management is essential for individuals to achieve a quality they want for their lives and for their families, and for them to face crises with more peace of mind. The study reveals itself as an integrative review and the search for articles was carried out between the months of July and August 2021. The search generated a list of 40 articles and with the help of the filters Financial Education, Economic Education and School, the selection was reduced to 14 articles. With the study carried out, a high generation of financial education was observed in the daily lives of students, with the school being an excellent tool for disseminating this theme. Financial education exists to break and block thoughts that deny money and play an important role in children, adolescents and adults alike in the development of a healthy, balanced and promising life in relation to finances. The results highlight that the school enters this context as a diffuser of critical-reflective thinking, so that students understand the paths to be followed with money and how this resource can generate quality of life.