O ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL NO SÉCULO DA INFORMAÇÃO
THE TEACHING OF SEX EDUCATION IN THE CENTURY OF INFORMATION
Resumo
O estudo a seguir tem por objetivo identificar como o ensino da Educação Sexual ocorre para os adolescentes e jovens no século da informação, assim como identificar a opinião, dificuldades e desafios dos professores e alunos em relação ao tema. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter descritiva com a utilização de um questionário online para a coleta das informações por parte de professores e alunos. Os dados coletados evidenciaram que apesar de muitos professores abordarem a educação sexual em suas aulas, ainda há um percentual que acredita não ser importante abordar essa temática. Os resultados obtidos também evidenciaram um elevado percentual de alunos que buscam informações sobre educação sexual na internet, contribuindo então para o fomento de informações incorretas e com muitos tabus impostos pela sociedade. Deste modo, o presente artigo evidencia a importância do ensino de educação sexual nas escolas, assim como a realização de projetos, transversalidade e interdisciplinaridade na abordagem da temática.
Abstract
The following study aims to identify how the teaching of Sex Education occurs for adolescents and young people in the information century, as well as to identify the opinion, difficulties and challenges of teachers and students in relation to the subject. The methodology used was descriptive research using an online questionnaire to collect information from teachers and students. The data collected showed that although many teachers address sex education in their classes, there is still a percentage that believes it is not important to address this issue. The results obtained also showed a high percentage of studentswho seek information about sex education on the internet, thus contributing to the promotion of incorrect information and many taboos imposed by society. Thus, this article highlights the importance of teaching sex education in schools, as well as carrying out projects, transversality and interdisciplinarity in approaching the theme.