VALENTINA: UM OLHAR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR PELAS PESSOAS TRANS E A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL NA CHAMADA COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO

  • Gabriel Floriana de Andrade Dutra da Rocha Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Anderson Luiz Ribeiro Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

Fazendo uma análise do filme “Valentina”, a presente pesquisa correlacionou as experiências sofridas pela personagem com as disposições normativas que tratam da matrícula de jovens transgênero em escolas.. A pesquisa tratou dos dois conceitos com vistas a debater o papel de dispositivos, como a Resolução nº 1/2018 do CNE, no combate à evasão escolar pelas pessoas trans, protegendo-lhes o direito à educação. Para tanto, realizou levantamento de dados e relatos que se relacionam com o tema, além de ter procurado basear-se nos fundamentos da Resolução nº 1/2018, do CNE. A metodologia de pesquisa se fundamentou na análise dos dados coletados a partir da revisão bibliográfica.

Referências

BENEVIDES, Bruna G. Dossiê: assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2022. ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais). Brasília: ANTRA, 2023. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2023.
BORTONI, Larissa. Expectativa de vida de transexuais é de 35 anos, metade da média nacional. Especial Cidadania. Senado Notícias, 2017. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2023.
BRANDELLI, Fernando. Nome Civil da Pessoa Natural (livro eletrônico). 1. Ed. São Paulo: Saraiva. 2012.
BRASIL. Planalto. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: Acesso em: 06 fev. 2022.
DELBONI, Carolina. Adolescente Vive o Desafio de ser Transgênero Dentro da Escola. Jornal Estadão. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.
INSTITUTO UNIBANCO. Preconceito Contra Travestis e Transexuais Impacta no Direito à Educação Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.
_____________________. Gestão Deve Buscar Ambiente Escolar que Acolhe Diversidade Sexual. Aprendizagem em Foco. Nº 35, de outubro de 2017 Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.
_____________________A Experiência das Pessoas Trans na Educação. Observatório da Educação. Disponível em: Acesso em: 08 jan. 2022.
_____________________. Dia da Visibilidade Trans: uma escola para todos e todas. Blob 29 de Janeiro de 2021. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2023.
LENZA, Pedro. Direito Constitucional Esquematizado. 22. Ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.
MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer Homologado: portaria nº 33, de 18 de janeiro de 2018. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECPN142017.pdf Acesso em: 08 jan. 2022.
MEC. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 1, de 19 de Janeiro de 2018. Disponível em: Acesso em: 01. fev. 2022.
TGEU. Transgender Europe. Transgender Murder Monitoring Absolute Numbers 2008 - Sept 2022. Disponível em: Acesso em: 19 mar. 2023.
VALENTINA. Valentina. Direção: Cássio Pereira dos Santos. Produção: Erika Pereira dos Santos; Natália Brandino; Walder Júnior; Hebe Tabachnik. Netflix, 2020. 95 minutos. Disponível em: Acesso em: 10 abr. 2023.
Como Citar
ROCHA, Gabriel Floriana de Andrade Dutra da; RIBEIRO, Anderson Luiz. VALENTINA: UM OLHAR SOBRE A EVASÃO ESCOLAR PELAS PESSOAS TRANS E A UTILIZAÇÃO DO NOME SOCIAL NA CHAMADA COMO UMA DAS FERRAMENTAS DE COMBATE À VIOLÊNCIA DE GÊNERO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, p. 52-60, july 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/2856>. Acesso em: 21 nov. 2024.