CENTRO EDUCATIVO – BIBLIOTECA PÚBLICA

  • Marcelli Alana Peixoto da Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Andréa Auad Moreira Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Damiana da Silva Bastos de Almeida Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil
  • Flávio Luiz Silva Centro Universitário Geraldo di Biase, Volta Redonda, RJ/Brasil

Resumo

O presente estudo tem por objetivo a pesquisa para implantação de um Centro Educacional na cidade de Quatis, para melhoria e aprofundamento do desenvolvimento projetual abrangendo as principais teorias e estudos sobre o tema, expõe considerações sobre os novos modelos de bibliotecas públicas sua aproximação aos centros culturais e envolvimento popular em moldar os espaços de acordo com suas necessidades. Analisa e define objetivos, idéias forças e público alvo do centro educacional, descreve o entorno e sugere possíveis programas de necessidades. Toda coleta e interpretação de dados basearam-se sob a ótica de apresentar e estudar as fontes documentais de autores disponíveis em sites que mantém arquivos sobre o tema, reunindo os pontos pertinentes à pesquisa. Finalizando o estudo, nas considerações finais, ressalta as ideias e propostas do projeto, sugerindo novas pesquisas baseadas no tema, a fim de orientar o início projetual.

Referências

A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, HISTÓRIA, São Paulo. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.


LAGE, Amarilis. CONJUNTO DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO PAÍS É INSUFICIENTE E
MAL DISTRIBUÍDO, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.

PINHO, Ana Luisa. A CONSTRUÇÃO DE UMA BRASILIANA E OUTROS CONTOS, São
Paulo, 2011. Disponível em:
construcao-de-uma-brasiliana-e-outros-contos/>. Acesso: 17 mai. 2020.


ARCHDAILY, BIBLIOTECA E CENTRO COMUNITÁRIO PINCH, Sede Archdaily , 2014.
Disponível em:< https://www.archdaily.com.br/br/628187/biblioteca-e-centro-comunitario- pinch-olivier-ottevaere-mais-john-lin>. Acesso: 17 mai. 2020.

ARCHDAILY, BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL E PARQUE DE LEITURA, Sede
Archdaily, 2014. Disponível em: . Acesso: 14 mai. 2020.

ARCHDAILY, BIBLIOTECA BRASILIANA, Sede Archdaily, 2013. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.

Conceito.de, BIBLIOTECA, 2016. Disponível em: . Acesso: 17 mai. 2020.

BAGANHA, Filomena. NOVAS BIBLIOTECAS, NOVOS CONCEITOS, Portugal. Disponível em: . Acesso: 17 mai. 2020.

ILSJoe, ENTREVISTA COM MELISSA ORTH, BIBLIOTECÁRIA ADOLESCENTE, CURTIS
MEMORIAL LIBRARY, 2010 Disponível em: . Acesso: 17 mai. 2020.

MANIFESTO DA IFLA/UNESCO sobre bibliotecas públicas, 1994. Disponível em:
. Acesso: 15 jun. 2020.

NORONHA, Marcela. PADRÕES EM PROJETOS ARQUITETÔNICOS DE BIBLIOTECAS
PÚBLICAS, Campinas, 2012. Disponível em:
Acesso: 17 mai. 2020.

FERRAZ, Mariana Nogueira, O PAPEL SOCIAL DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS NO SÉCULO XXI E O CASO DA SUPERINTENDÊNCIA DE BIBLIOTECAS PÚBLICAS DE
MINAS GERAIS, Minas Gerais, 2014. Disponível em:

. Acesso: 17 mai. 2020.


MIGLIORINI, Ricardo. IMAGENS DE OBSERVAÇÃO, São Paulo, 2015. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.

Sistema de Bibliotecas, JORGE LUIS BORGES ESTAVA CERTO: A BIBLIOTECA É UM
PARAÍSO, Minas Geras. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.

Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, TIPOS DE BIBLIOTECAS, Brasília. Disponível em: . Acesso: 17 mai. 2020.

VITRUVIUS, BIBLIOTECA BRASILIANA USP, 2013. Disponível em:
. Acesso: 17 mai. 2020.
Como Citar
SILVA, Marcelli Alana Peixoto da et al. CENTRO EDUCATIVO – BIBLIOTECA PÚBLICA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 2, p. 281-295, aug. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3000>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
EM PAUTA (Artigos em destaque)