A AQUISIÇÃO DO SUJEITO POR FALANTES BRASILEIROS APRENDENDO INGLÊS COMO L2
Resumo
A teoria dos Princípios e Parâmetros investiga as semelhanças e diferenças das línguas naturais. Em relação ao sujeito, percebe-se que um parâmetro que diferencia as línguas é o sujeito nulo. Línguas como o PB, sobretudo quando se considera a modalidade escrita formal (KENEDY, 2016), são marcadas parametricamente como [+sujeito nulo]. Porém, esse mesmo caso não é observado no inglês, cujo parâmetro é [-sujeito nulo]. Considerando essas diferenças morfossintáticas, objetiva-se, com este trabalho, contribuir para o entendimento da aquisição de propriedades morfossintáticas no processo de aprendizagem de inglês como L2. Mais especificamente, pretende-se (1) investigar a aquisição do sujeito referencial por falantes nativos do português do Brasil aprendendo inglês como L2; e (2) investigar a aquisição do sujeito não referencial por falantes nativos do português do Brasil aprendendo inglês como L2. Parte-se da hipótese de que os falantes dessa língua preenchem mais o sujeito quando essa categoria é referencial do que quando essa categoria é não referencial em frases na língua inglesa em todas as etapas da aprendizagem, já que o sujeito não referencial no PB não é realizado por um pronome expletivo como ocorre no inglês. Para tanto, aplicou-se a falantes um teste linguístico de versão desenvolvido a fim de detectar a realização ou não do sujeito referencial e não referencial. Verificou-se que há maior preenchimento do sujeito referencial em comparação ao sujeito não referencial em todos os níveis de proficiência, revelando assim uma possível influência das propriedades morfossintáticas do PB no processo de aprendizagem de L2.
Referências
CHOMSKY, Noam. Knowledge of Language: it’s nature, originand use.
New York: Praeger, 1986.
DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Termos da oração. In: VIEIRA, SilviaRodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de Gramática: descrição e uso. São Paulo: Contexto, 2007. p. 185-204.
FLYNN, Suzanne; MARTOHARDJONO, Gita. Mapping from the initial state to the final state: The separation of universal principles and language specific properties. In: LUST, B. et al (Eds.) Syntactic theory and first language acquisition: cross-linguistic perspectives: Vol. 1 Phrase structure. Hillsdale, NJ: Erlbaum, 1994.
HAEGEMAN, Liliane; GUÉRON, Jacqueline. The New Comparative Syntax. In: English Grammar: A Generative Perspective. 1. ed. Nova Jersey: Wiley, 1999.
KATO, Mary Aizawa; DUARTE, Maria Eugênia Lammoglia. Restrições na distribuição de sujeitos nulos no Português Brasileiro. Veredas: Sintaxe das Línguas Brasileiras. Minas Gerais, v. 18, n. 1, 2014.
KENEDY, Eduardo. Curso Básico de Linguística Gerativa. 1. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2013.
KENEDY, Eduardo. O status da norma culta na língua-i dos brasileiros e seu respectivo tratamento na escola: algumas contribuições de estudos formalistas à educação. In: GUESSER, Simone (org). Linguística: pesquisa e ensino. Boa Vista, Roraima, v.2, 2016.
KRASHEN, Stephen. Second Language Acquisition and Second Language Learning. Oxford: Pergamon Press, 1981.
LICERAS, Juana. La Adquisición de la Lengua Materna y lãs Lenguas Segundas: ¿Qué caminos llevan a qué Roma?. Universidad de Valladolid, 2004.
MARQUES, Felipe Mesquita. Transferência de L1 e Acesso à Gramática Universal no Contexto do Parâmetro do Sujeito Nulo: evidências da aquisição / aprendizagem do Inglês como L2 por falantes adultos do Português Brasileiro. Rio de Janeiro: UFRJ / FL, 2004.
PINTO, Bruna. O Apagamento do Sujeito: Uma análise da língua inglesa. TCC (Graduação em Letras Licenciatura Português e Inglês) – Universidade Geraldo Di Biase. Volta Redonda, Rio de Janeiro, 2020.
PERINI, Mário Alberto. Gramática descritiva do português. 2. ed. São Paulo: Ática, 1996.
ROSA, Gian. o sujeito nulo na aquisição do português brasileiro como língua estrangeira.In:GALVÃO, Vânia; ROSA, Gian; SILVA, Kleber; BERTOQUE, Lennie (orgs). O Sujeito Gramatical no Português Brasileiro: expressão, concordância, ergatividade e afetamento. 1. ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.
SAMPAIO, Letícia Teixeira. A interpretação aspectual do morfema – ed por falantes brasileiros aprendendo inglês como L2. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-graduação em Linguística, Rio de Janeiro, 2011.
WHITE, Lydia. Second language acquisition and universal grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1989.