A AMÉRICA LATINA AUSENTE NA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA

  • Anna Luiza Portugal Pereira Gomes Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Barra Mansa/RJ, Brasil

Resumo

Investiga a História do ensino de História em busca das presenças e ausências da História da América Latina no Ensino Médio no Brasil em perspectiva decolonial. Trata-se de pesquisa bibliográfica sobre o currículo de História na História do Ensino de História. O objetivo é identificar o quanto e como a História da América Latina é abordada, especificamente no Ensino Médio. Foi observada a manutenção da ausência da História da América Latina no decorrer do século XX e XXI. A pesquisa concluiu com reflexões sobre a importância de se pensar o ensino de História a partir das experiências silenciadas no sul global em diálogo com a educação libertadora de Paulo Freire.

Referências

ATAIDE, Tristão de. Plano Cultural Interamericano. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Rio de Janeiro:
VOL. XVI OUTUBRO-DEZEMBRO, 1951 N.° 44, p. 134-156.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. [online]. 2013, n.11, pp.89-
117. ISSN 0103-3352. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004.
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Rev. Bras. Ciênc. Polít. , Brasília, n. 11, pág. 89-117,
agosto de 2013. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-
33522013000200004&lng=en&nrm=iso>. acesso em 05 de janeiro de 2021. https://doi.org/10.1590/S0103-
33522013000200004 .
BETHELL, Leslie. O Brasil e a ideia de "América Latina" em perspectiva histórica. Estud. hist. (Rio J.), Rio de
Janeiro , v. 22, n. 44, p. 289-321, Dec. 2009 . Disponível em:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21862009000200001&lng=en&nrm=iso>. Acesso
em 22 Junho 2019.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Os confrontos de uma disciplina escolar: da história sagrada à história
profana. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, p. 7-16, 1992/1993.
BITTENCOURT, Circe Fernandes. Reflexões sobre o ensino de História. Estudos Avançados, São Paulo , v.
32, n. 93, p. 127-149, ago. 2018. Disponível em 40142018000200127&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 31 maio. 2019.
BOMFIM, M. A América Latina: males de origem [online]. Rio de Janeiro: Centro Edelstein de Pesquisas Sociais,
2008. ISBN: 978-85-99662-78-6.
BRASIL, Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Base Legal. Ensino Médio, Brasília, 1999.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases Da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF:
Senado Federal, 1996. Disponível em: . Acesso em: 29 de
mai. 2018.
BRITO, S. H. A.. A educação no projeto nacionalista do primeiro governo Vargas (1930-1945). In: LOMBARDI, J.
C.. (Org.). Navegando na história da educação brasileira. 1ed.Campinas: EDFE-UNICAMP, 2006, v. 1, p. 1-24.
CONCEIÇÃO, J.P.; ZAMBONI, E. A Educação pública e o ensino de História da América Latina no Brasil e na
Argentina. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 8, n. 2, p. 419-441, jul./dez. 2013 419
DIAS, M. de. F. S., “A invenção da América” na cultura Escolar. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de
Campinas, 1997. Tese (Doutorado) Disponível em http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77191.
Disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa Acesso em 20 de junho de 2019.
FLEURI, Reinaldo Matias. REFORMAS CURRICULARES: COMO DESCONSTRUIR A SUBALTERNIDADE?.
Revista Teias, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 99-117, out. 2014. ISSN 1982-0305. Disponível em: . Acesso em: 31 jul. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Esperança, um reencontro com a pedagogia do oprimido – 22ª ed. – Rio de
Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2015. 333pp.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido – 67ª ed. – Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019. 256pp.
GOODSON, Ivor. Currículo, narrativa e o futuro social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro , v. 12, n.
35, p. 241-252, Aug. 2007. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
24782007000200005&lng=en&nrm=iso Acesso em 20 de junho de 2019.
JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação,
Campinas, n. 1, p. 9-43, 2001.
LIMA, José Gllauco Smith Avelino de; PERNAMBUCO, Marta Maria Castanho Almeida. Horizontes pós-coloniais
da Pedagogia do Oprimido e suas contribuições para os estudos curriculares. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v.
23, e230063, 2018 . Disponível em 24782018000100250&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 20 jun. 2019.
MIGNOLO, Walter D. A colonialidade de cabo a rabo: o hemisfério ocidental no horizonte conceitual da
modernidade. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latinoamericanas. Edgardo Lander (org). Colección Sur Sur, CLACSO, Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina.
setembro 2005. pp.71-103.
MIGNOLO, Walter. La idea de America Latina (la derecha, la izquierda y la opción decolonial). Crítica y
Emancipación, (2): 251-276, primer semestre 2009.
MORENO, Jean Carlos. História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI.
História & Ensino. v. 22, n. 1, 2016. Disponível em http://dx.doi.org/10.5433/2238-3018.2016v22n1p07. Acesso
em 31 jul. 2019.
MOTA NETO, João Colares da. Por uma Pedagogia de colonial na América Latina: reflexões em torno do
Pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. – Curitiba: CRV, 2016.
NADAI, Elza. O ensino de História no Brasil: trajetória e perspectiva. Rev. Bras. De Hist., São Paulo, v.13,
nº25/26, p 143-162, set.92/ago.93.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (Org). A
colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Ciudad Autónoma de
Buenos Aires, Argentina: CLACSO, 2005. Colección Sur Sur. p. 227-278.
SÁ, Patrícia Teixeira de; Lüdke, Menga. A Socialização Profissional de Professores de História de duas gerações: os anos de 1970 e de 2000. Rio de Janeiro, 2006. 154p. Dissertação de Mestrado – Departamento de
Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
SALLAS, Ana Luisa Fayet. Visões do Brasil: Carl Frederic von Martius e Silvio Romero. Caxambu; s.n; out. 1995.
29 p.
SCHMIDT, Maria Auxiliadora; GARCIA, Tânia Maria Braga. Trajetórias do Ensino de História no Brasil e os
Manuais Didáticos de História da América. Cadernos de pesquisa: Pensamento Educacional. Dossiê: O Ensino de
História na América Latina na Atualidade v. 13 n. 33 (2018). pp.19-37. Disponível em
https://interin.utp.br/index.php/a/article/view/784.
VERÍSSIMO, Marise da Silveira. América Latina – Ensino e Poder. In. DIAS, Maria de Fátima Sabino (org).
História da América: ensino, poder e identidade. Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2004, p.101-124.
Como Citar
GOMES, Anna Luiza Portugal Pereira. A AMÉRICA LATINA AUSENTE NA HISTÓRIA DO ENSINO DE HISTÓRIA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 14, n. 3, p. 13-36, dec. 2023. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3028>. Acesso em: 21 nov. 2024.