ANÁLISE DO DISCURSO DO NARRADOR SOBRE MACABÉA: UMA REFLEXÃO SOB PERSPECTIVA SOCIAL

  • Maria Cláudia de Castro Teixeira Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Polyanna Batista de Oliveira Ramos Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Fábio Elionar do Carmo Souza Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o discurso do narrador de A Hora da Estrela, obra de Clarice Lispector, sob uma perspectiva social. Através da análise literária, amparada por Mussalim, busca-se refletir sobre a (des)igualdade social presente na obra e como isso se reflete na construção da personagem Macabéa. O narrador, ao longo do livro, reflete sobre o próprio ato de escrever e se preocupa com a profundidade do ser humano, o que se relaciona diretamente com a construção da personagem principal. Além disso, o narrador apresenta discursos carregados de opiniões, os quais são importantes para a análise da perspectiva social da obra. Ao analisar o discurso do narrador de A Hora da Estrela, é possível obter uma reflexão crítica sobre as questões sociais abordadas na obra, bem como sobre o papel da literatura na representação e reflexão da sociedade.

Referências

CAPRIOLI, Marina da Silva. Análise do Discurso Literário: proposta de metodologia no processo de Análise Documental de textos narrativos de ficção. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação – Universidade Estadual Paulista. Marília, São Paulo, 2018.
CAPUCHINHO, N. C. D. Mulheres no Brasil dos anos 1970: militância, mídia e padrão de beleza. Revista Extraprensa, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 157-178, 2019. DOI: 10.11606/extraprensa2019.155487. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/155487. Acesso em: 23 mar. 2023.
CAVALCANTE, Thaysa Maria Braide de Moraes; SILVA, Jussara de Araújo. Discurso e identidade na obra A Hora da Estrela de Clarice Lispector. Instituto Federal de Pernambuco; Garanhuns, jul. 2021
FIORIN, José Luiz. Linguagem e Ideologia. 6. ed. Araraquara, SP: Editora Ática, 1998.
LISPECTOR, Clarice. A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco, 2019.
LOPES, Emília Mendes. O Discurso Ficcional: uma tentativa de definição. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais, 2000.
MAINGUENEAU, Dominique. Discurso Literário. Editora Contexto: São Paulo, 2006.
MUSSALIM, Fernanda. Análise do discurso. In: MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna Christina [Orgs.]. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. São Paulo: Cortez, 2012. v. 2, cap. 4, p. 113-165.
NUNES, Aparecida Maria. Clarice Lispector Jornalista: Páginas Femininas & Outras Páginas. São Paulo: SENAC, 2006.
ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 13. ed. Campinas, SP: Pontes, 2020.
SANTOS, Luis Alberto Brandão; OLIVEIRA, Silvana Pesssôa de. Sujeito, Tempo e Espaço Ficcionais: introdução à teoria da literatura. 1. ed. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2001.
SOUZA, L. S. O. A construção social da mulher do conto “Amor”, de Clarice Lispector. CLARICE EM CENA: 30 ANOS DEPOIS. 01, 2008. Brasília, DF. Anais do Seminário Internacional Clarice em Cena: 30 anos depois. B Brasília, DF, 2008.
Como Citar
TEIXEIRA, Maria Cláudia de Castro; RAMOS, Polyanna Batista de Oliveira; SOUZA, Fábio Elionar do Carmo. ANÁLISE DO DISCURSO DO NARRADOR SOBRE MACABÉA: UMA REFLEXÃO SOB PERSPECTIVA SOCIAL. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 52-64, apr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3237>. Acesso em: 21 nov. 2024.