ABANDONO SOCIAL E SEXUALIDADE PRECOCE EM ‘CAPITÃES DA AREIA’

  • Izabelle Alexandre Rodrigues Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Nathália Cristine dos Santos Silva Centro Universitário Geraldo di Biase
  • Fábio Elionar do Carmo Souza Centro Universitário Geraldo di Biase

Resumo

Esta pesquisa tem por finalidade analisar as representações das questões sociais tratadas no livro Capitães da Areia principalmente a sexualidade precoce, de forma reflexiva e explicativa, interligando os discursos ficcionais com o contexto social da obra. No decorrer, analisamos minuciosamente trechos nos quais são apresentados o tema da juventude em situação de abandono social e o da sexualidade. Explicamos os aspectos sociais em discussão e expomos o contexto ao qual o livro está inserido. Para uma melhor análise, utilizamos como linha de pesquisa a Análise de Discurso Literário (ADL), estudos críticos da obra, além de artigos e estudos diversos a fim de esclarecer os assuntos abordados e embasar nosso posicionamento. O objetivo geral da nossa pesquisa é aplicar a Análise do Discurso Literário na obra Capitães da Areia para compreender o modo como os temas da infância e juventude em situação de abandono e o da sexualidade precoce são tratados na obra. Como objetivos específicos buscamos ainda apresentar um modelo de análise baseado na ADL a fim de ser aplicado em Capitães da Areia; compreender o contexto histórico da época em que o romance foi lançado e a questão da legislação acerca das crianças e jovens em situação de abandono; analisar o romance a fim de identificar e compreender relações entre casais (afetivas, sexuais...) e o modo de representação e dos discursos postos em cena.

Referências

AGUIAR, Jocelia. “De esquerda até a morte”: Jorge Amado e o Partido Comunista - PCdoB. Disponível em: . Acesso em: 22 maio 2023.

AMADO, Jorge. Capitães da Areia. Livraria Martins Editora. ed.18º. São Paulo, 1968.

BIBLIOTECA DA FACULDADE DE LETRAS UFRJ. Capitães da Areia, de Jorge Amado, é adaptado para o cinema. Disponível em:
https://letras.biblioteca.ufrj.br/capitaes-da-areia-de-jorge-amado-e-adaptado-para-o-cinema/ Acesso em: 30 maio 2023.

BOSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. Editora Cultrix LTDA. São Paulo, 1985

CANDIDO, Antonio. O Escritor e o Público. In: ______ .Literatura e Sociedade: estudos de Teoria e História Literária. 8.ed. São Paulo: T. A. Queiroz, 2000. p.73-88.

FIORIN, José Luiz. LINGUAGEM E IDEOLOGIA. Editora Ática. São Paulo, 1998.

LIMA, Priscila Lucienede; NETO, Lourenço de Miranda Freire. A ERA VARGAS E UM BREVE ENSAIO HISTÓRICO DE SUAS FASES. Percurso, v. 3, n. 30, p. 1, 2019.

OLIVEIRA, Josiane Toledo. O código de menores Mello Mattos de 1927: a
concepção de menor e de educação no período de 1927 a 1979. 44 f. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Estadual de
Londrina, Londrina. 2014.

OLIVEIRA, Waldir Freias. 2002: os 65 anos de Capitães da Areia. Revista de Cultura da Bahia, Salvador: Conselho Estadual de Cultura, n. 20, p. 41-53, 2002.

ORLANDI, Eni de Lourdes Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Ed. Pontes. Campinas. 1993.

RIBEIRO, Leandro Lima. Política, Ideologia e Direitos Humanos em Capitães da Areia: uma abordagem semiótica. Dissertação. Pietroforte: São Paulo: 2022.

SANTOS, José Otávio Monteiro Badaró. MOREIRA, Marcello.De Cacau (1933) a São Jorge dos Ilhéus (1944): a memória da recepção crítica da literatura de Jorge Amado no século XX. v. 24 n. 2 (2022): OBSCURECIDOS, PRETERIDOS OU IGNORADOS DA LITERATURA BRASILEIRA MODERNA. São Paulo. (?)https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/graphos/article/view/64040

SANTOS, Luis Alberto Brandão. OLIVEIRA, Silvana Pessôa de. SUJEITO, TEMPO E ESPAÇO FICCIONAIS: Introdução à Teoria da Literatura. Martins Fontes. São Paulo, 2001.

SILVA, J. M. A infância roubada: o abandono e o abuso dos menores no Rio de Janeiro dos anos 30 e 40. Revista Tempos Históricos, n. 14, p. 253-266, 2010.
Como Citar
RODRIGUES, Izabelle Alexandre; SILVA, Nathália Cristine dos Santos; SOUZA, Fábio Elionar do Carmo. ABANDONO SOCIAL E SEXUALIDADE PRECOCE EM ‘CAPITÃES DA AREIA’. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 65-81, apr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3238>. Acesso em: 23 nov. 2024.