AS CONSTRUÇÕES ERGATIVAS: UMA ANÁLISE DAS PROPRIEDADES MORFOSSINTÁTICAS DO PB
Resumo
Este artigo aborda o fenômeno da ergatividade no português do Brasil, mais especificamente nas construções em que esse fenômeno ocorre com verbos transitivos-ergativos, sendo esses uma classe que surge a partir dos verbos transitivos. O trabalho conta com uma metodologia de avaliação de construções ergativas a partir de orações que elaboramos para análise, levando em consideração o conceito de controle, que remete à possibilidade de um verbo permitir ou não a construção ergativa com base na necessidade de um agente desencadeador do processo. Também são analisadas propriedades articuladas a essas construções e o que as torna possíveis. Buscamos, assim, contribuir para a descrição morfossintática do português brasileiro, ao descrever a ergatividade nessa língua.
Referências
CANÇADO, Márcia. Uma aplicação da teoria generalizada dos papéis temáticos: Verbos psicológicos. Revista do Gel, n. especial, 93-125, 2002.
NEGRÃO, Esmeralda. V.; VIOTTI, Evani . Estratégias de impessoalização no português brasileiro. In: José Luiz Fiorin; Margarida Petter. (Org.). África no Brasil: a formação da língua portuguesa. São Paulo: Contexto, 2008, v. , p. 179-203.
NEGRÃO Esmeralda. V.; VIOTTI, Evani. A ergativização do português brasileiro: uma conversa continuada com Carlos Franchi. João Pessoa, PA: Ideia Editora Universitária, 2011.
PERINI, Mário A. Estudos de Gramática descritiva: as valências verbais. São Paulo: Parábola, 2008.
ROGERI, Rosana A. Sujeitos circunstanciais: pistas para uma consideração sobre ergatividade cindida em Português brasileiro. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.