CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA ARCO-ÍRIS: A ESCOLA HUMANIZADA DE REGGIO EMÍLIA
Resumo
A arquitetura e o espaço são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e aprendizado das crianças na educação infantil. A metodologia Reggio Emilia valoriza a individualidade e criatividade das crianças, sendo importante que a estrutura da escola esteja alinhada ao método de ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar orientações para a construção de uma creche e jardim de infância que adotam a metodologia Reggio Emilia, valorizando a criança como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem e a colaboração entre pais, educadores e comunidade. A pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos mais consistentes e eficientes na área de educação infantil, considerando os princípios da abordagem e soluções encontradas em outras instituições. O trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB tem como finalidade compartilhar os resultados da pesquisa realizada para a elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo, destacando a importância do espaço na formação das crianças e no processo educativo.
Referências
ARCHDAILY BRASIL. A importância do ambiente na abordagem Reggio Emilia. ArchDaily, 13 fev. 2023. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/943136/a- importancia-do-ambiente-na-abordagem-reggio-emilia?ad_campaign=normal-tag.
Acesso em: 13 fev. 2023.
ATELIÊ URBANO. Arquitetura e Pedagogia: 3 metodologias de ensino diferentes. Disponível em: https://www.atelieurbano.com.br/arquitetura-e-pedagogia-3- metodologias-de-ensino-diferentes/. Acesso em: 14 fev. 2023.
WIKIPÉDIA. Loris Malaguzzi. Wikipedia, 25 fev. 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Loris_Malaguzzi. Acesso em: 15 fev. 2023.
LIMA, Jéssica; CARVALHO, Lays. A abordagem Reggio Emilia na educação infantil. Contemporartes, 19 mai. 2020. Disponível em: https://revistacontemporartes.com.br/2020/05/19/a-abordagem-reggio-emilia-na- educacao-infantil/. Acesso em: 14 fev . 2023.
UNISINOS. Abordagem Reggio Emilia. Pós Educação. Disponível em: https://poseducacao.unisinos.br/blog/abordagem-reggio-emilia#a-historia. Acesso em: 16 fev. 2023.
PESSOA ARQUITETOS. Escola em Alto de Pinheiros. Galeria da Arquitetura, 23 fev. 2023. Disponível em: https://m.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/base- urbana_pessoa-
ARCHDAILY BRASIL. Wish School / Grupo Garoa. ArchDaily, [S.l.], 13 mar. 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/891456/wish-school-grupo-garoa. Acesso em: 25 fev. 2023.
ARCHDAILY BRASIL. Beacon School / Andrade Morettin Arquitetos. ArchDaily, 28 mar. 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/914018/beacon-school- andrade-morettin-arquitetos. Acesso em: 25 fev. 2023.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes para o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - PROINFÂNCIA. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/infra.pdf. Acesso em: 09 mar. 2023.
VOLTA REDONDA/RJ. In: FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Primeira Infância Primeiro. Disponível em https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/volta-redonda-rj/. Acesso em: 09 mar. 2023.
MEIÚS, Arquitetura e Interiores. Escola Infantil Montessori. Disponível em: https://www.meiusarquitetura.com.br/escola-infantil-montessori/. Acesso em: 05 abr. 2023
arquitetos_/escola-em-alto-de-pinheiros-2/3018. Acesso em: 25 fev. 2023.