CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA ARCO-ÍRIS: A ESCOLA HUMANIZADA DE REGGIO EMÍLIA

  • Anna Júlia Portilho Alves Tavares Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Andrea Auad Moreira Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Carlos Antônio de Almeida Baião Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil
  • Denys Alves Pio Centro Universitário Geraldo Di Biase, Volta Redonda/RJ, Brasil

Resumo

A arquitetura e o espaço são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e aprendizado das crianças na educação infantil. A metodologia Reggio Emilia valoriza a individualidade e criatividade das crianças, sendo importante que a estrutura da escola esteja alinhada ao método de ensino. O objetivo deste trabalho é apresentar orientações para a construção de uma creche e jardim de infância que adotam a metodologia Reggio Emilia, valorizando a criança como protagonista de seu próprio processo de aprendizagem e a colaboração entre pais, educadores e comunidade. A pesquisa busca contribuir para o desenvolvimento de projetos mais consistentes e eficientes na área de educação infantil, considerando os princípios da abordagem e soluções encontradas em outras instituições. O trabalho de conclusão de curso de Arquitetura e Urbanismo do UGB tem como finalidade compartilhar os resultados da pesquisa realizada para a elaboração do projeto de arquitetura e urbanismo, destacando a importância do espaço na formação das crianças e no processo educativo.

Referências

BATALHA, Ana. Malaguzzi 100 anos: a atualidade do criador da pedagogia Reggio Emilia. Desafios da Educação, 12 fev. 2020. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/malaguzzi-100-anos/. Acesso em: 15 fev. 2023.

ARCHDAILY BRASIL. A importância do ambiente na abordagem Reggio Emilia. ArchDaily, 13 fev. 2023. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/943136/a- importancia-do-ambiente-na-abordagem-reggio-emilia?ad_campaign=normal-tag.
Acesso em: 13 fev. 2023.


ATELIÊ URBANO. Arquitetura e Pedagogia: 3 metodologias de ensino diferentes. Disponível em: https://www.atelieurbano.com.br/arquitetura-e-pedagogia-3- metodologias-de-ensino-diferentes/. Acesso em: 14 fev. 2023.

WIKIPÉDIA. Loris Malaguzzi. Wikipedia, 25 fev. 2023. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Loris_Malaguzzi. Acesso em: 15 fev. 2023.

LIMA, Jéssica; CARVALHO, Lays. A abordagem Reggio Emilia na educação infantil. Contemporartes, 19 mai. 2020. Disponível em: https://revistacontemporartes.com.br/2020/05/19/a-abordagem-reggio-emilia-na- educacao-infantil/. Acesso em: 14 fev . 2023.

UNISINOS. Abordagem Reggio Emilia. Pós Educação. Disponível em: https://poseducacao.unisinos.br/blog/abordagem-reggio-emilia#a-historia. Acesso em: 16 fev. 2023.

PESSOA ARQUITETOS. Escola em Alto de Pinheiros. Galeria da Arquitetura, 23 fev. 2023. Disponível em: https://m.galeriadaarquitetura.com.br/projeto/base- urbana_pessoa-

ARCHDAILY BRASIL. Wish School / Grupo Garoa. ArchDaily, [S.l.], 13 mar. 2018. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/891456/wish-school-grupo-garoa. Acesso em: 25 fev. 2023.

ARCHDAILY BRASIL. Beacon School / Andrade Morettin Arquitetos. ArchDaily, 28 mar. 2019. Disponível em: https://www.archdaily.com.br/br/914018/beacon-school- andrade-morettin-arquitetos. Acesso em: 25 fev. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Diretrizes para o Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - PROINFÂNCIA. Brasília, DF: MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/infra.pdf. Acesso em: 09 mar. 2023.


VOLTA REDONDA/RJ. In: FUNDAÇÃO MARIA CECILIA SOUTO VIDIGAL. Primeira Infância Primeiro. Disponível em https://primeirainfanciaprimeiro.fmcsv.org.br/municipios/volta-redonda-rj/. Acesso em: 09 mar. 2023.

MEIÚS, Arquitetura e Interiores. Escola Infantil Montessori. Disponível em: https://www.meiusarquitetura.com.br/escola-infantil-montessori/. Acesso em: 05 abr. 2023

arquitetos_/escola-em-alto-de-pinheiros-2/3018. Acesso em: 25 fev. 2023.
Como Citar
TAVARES, Anna Júlia Portilho Alves et al. CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA ARCO-ÍRIS: A ESCOLA HUMANIZADA DE REGGIO EMÍLIA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 1, p. 363-381, apr. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3258>. Acesso em: 03 dec. 2024.