EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR - PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL CAIC ELOMIR SILVA – MARICÁ

  • Maria da Saúde dos Santos Lima Centro Universitário Augusto Motta
  • Marcus Alexandre Cavalcanti Centro Universitário Augusto Motta
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções acerca do meio ambiente e suas relações com a preservação da lagoa de Marica com alunos da escola Caic Elomir Silva do Ensino Fundamental, localizada na cidade de Maricá – RJ. Partimos do pressuposto de que a educação ambiental no contexto da educação escolar representa uma possibilidade de conscientização para as gerações futuras acerca da necessidade de preservação do meio ambiente. A proposta do presente estudo se alinha aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS 4) da Agenda 2030 que tem entre seus objetivos assegurar a educação para a cidadania global e a educação para o desenvolvimento sustentável. Trata-se de um estudo de caso com abordagem qualiquantitativa de caráter descritivo exploratório. Este trabalho se ancora no referencial teórico da Teoria das Representações Sociais (TRS) que tem origem nos estudos que Serge Moscovici tendo por apoio as perspectivas de Abric (2018), Jodelet (2016), Sá (2018) e Reigota (2010). Para a coleta de dados, utilizou-se da metodologia da Roda de conversa e questionário, com os alunos de duas turmas da escola. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. As análises realizadas apontam a preocupação dos alunos com a degradação da Lagoa de Maricá que, para eles, geram sérias consequências à saúde humana e ao meio ambiente. Eles consideram a pesca como atividade de grande  importância, principalmente para a subsistência dos pescadores e suas famílias. O turismo foi citado como fator de importância econômica e de desenvolvimento local para a região. Para os alunos, a escola deve buscar aproximações com a comunidade através de projetos, promovendo assim a conscientização da população para a necessidade da preservação do meio ambiente. Eles compreendem a importância de se introduzir a Educação Ambiental como nova disciplina no ensino fundamental.

Referências

ABRIC, J.C. Pratiques sociales et représentations Paris: Presses Universitaires de France, 2018.

BARBOSA. Fábia Fonseca, O Turismo como um fator de Desenvolvimento Local e/ ou Regional. Revista Caminhos De Geografia - revista on line, 2019.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2010.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base, Brasília, MEC/CONSED/ UNDIME, 2018.

BERLIM, R. Geoturismo como Estratégia para Geoconservação no Território dos Municípios Maricá, Saquarema, Araruama e Iguaba Grande – RJ. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-graduação em Geologia, UFRJ, 2017.

DIAS, Genebaldo Freire. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 2003.

FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011

FREE, CM. et al. High-levels of microplastic pollution in a large, remote, mountain lake. Marine Pollution Bulletin, v. 85. p. 63-156, 2014

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

JODELET, D. Representações sociais e mundos de vida. Curitiba (PR): Pucpres; Fundação Carlos Chagas, 2016.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 2016.

REIGOTA, M. Meio Ambiente e representação social. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2018.

LANZER, R.; RAMOS, B.; MARCHETT, C. Impactos ambientais do turismo em lagoas costeiras do Rio Grande do Sul. Caderno Virtual de Turismo, v. 13, n. 1, p.134-149, 2013.

LEINZ V, LEONARDOS O. H. - Glossário Geológico. Cia Editora Nacional, 2013, 242 p

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: Sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

LUDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2013.

LOUREIRO, Carlos Frederico. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios, 2016. Disponível em: Acesso em: 25 de fev. 2024.

LUCK, Heloísa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teóricometodológicos. 11 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

MEIRELLES, M. S.; SANTOS, M. T. Educação Ambiental uma Construção Participativa. 2ª ed. São Paulo, 2005.

SÁ, C. P. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis, RJ – Vozes, 2018.

SANTOS, José Messias dos : PEREIRA, Adilson. Cosmovisão, epistemologia e educação: uma compreensão holística da realidade. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Gama Filho, 2010.

SILVA, C. H. DA.. O turismo e a produção do espaço: perfil geográfico de uma prática socioespacial. Geografia Ensino & Pesquisa Santa Maria, 16(2), 2016 47–63.

SOUZA, D. V. DE & ZIONI, F. Novas perspectivas de análise em investigações sobre o meio ambiente: a teoria das representações sociais e a técnica qualitativa da triangulação de dados. Saúde e Sociedade, 2013, 12(2),76-85.

VALDAMERI, J. A. Educação Ambiental: Um Diagnóstico em Escolas Municipais. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.
Como Citar
LIMA, Maria da Saúde dos Santos; CAVALCANTI, Marcus Alexandre; MIRANDA, Maria Geralda de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR - PERCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL CAIC ELOMIR SILVA – MARICÁ. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 255-278, sep. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3357>. Acesso em: 21 nov. 2024.