EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE

  • Giovana Sanches Pitzschk Foglia Centro Universitário Augusto Motta
  • Marcus Alexandre Cavalcanti Centro Universitário Augusto Motta
  • Maria Geralda de Miranda Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

O trabalho da educação ambiental no ensino infantil é de fundamental importância, uma vez que na idade pré-escolar a criança está formando os seus valores e conceitos e uma das funções da escola é formar cidadãos críticos, com valores sólidos e conhecedores do seu papel na sociedade. Nesse sentido, os professores tem uma importância fundamental no desenvolvimento cognitivo, emocional e social  da criança.  O presente artigo tem como objetivo analisar as concepções  de professores do ensino infantil acerca das praticas pedagógicas na educação ambiental no Município de Presidente Prudente. Trata-se de uma pesquisa com abordagem quantitativa de caráter descritivo exploratório. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário que foi aplicado aos professores das Escolas Públicas do Ensino Infantil do Município de Presidente Prudente. Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. As análises realizadas possibilitaram identificar algumas dificuldades que obstaculizam a Educação Ambiental no Ensino Infantil da região. Elas vão desde a falta de capacitação dos professores até a carência de materiais específicos e práticas educativas voltadas à temática ambiental. Os professores destacaram o interesse das crianças por assuntos ambientais em aulas que tratam sobre o tema. A ludicidade é sugerida pelos professores como instrumento facilitador para a Educação Ambiental no ensino infantil. O estudo também aponta para a importância da inserção da temática na agenda educativa da rede municipal de Presidente Prudente, com programação que motive o grupo de professores a desenvolver ações relacionadas ao eixo temático relativo à Educação Ambiental.

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Como Citar
FOGLIA, Giovana Sanches Pitzschk; CAVALCANTI, Marcus Alexandre; MIRANDA, Maria Geralda de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 15, n. 2, p. 279-291, aug. 2024. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3358>. Acesso em: 27 sep. 2024.