A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

  • Roger Costa Fonseca Centro Universitário Augusto Motta
  • Geverson Batista Ferreira Centro Universitário Augusto Motta
  • Marcus Alexandre de Pádua Cavalcanti Centro Universitário Augusto Motta

Resumo

A discussão acerca das oportunidades de inserção das minorias ao Ensino Superior e, consequentemente, ao mercado de trabalho, já não é tão atual, pois vários textos já trataram dessa temática ao longo dos anos, porém, ainda há uma fonte inesgotável de observação quanto à disparidade social destas, principalmente no que se refere às comunidades quilombolas do Brasil. Diante dessa pertinência temática, esse artigo objetiva apontar para a importância da existência de políticas públicas que visem viabilizar o acesso de moradores de comunidades quilombolas à modalidade de ensino referida, tomando como base o programa PRODES/PK, desenvolvido no município de Presidente Kennedy, Espírito Santo. O trabalho, de caráter quantitativo, descritivo e exploratório, se baseou em pesquisa documental realizada na legislação municipal no que se refere ao modo pelo qual o município supracitado implementa suas ações afirmativas de políticas públicas, de modo a inserir a população quilombola no Ensino Superior, destacando valores de investimentos e arrecadação, bem como resultado de pesquisa de campo nas comunidades quilombolas de Cacimbinha e Boa Esperança, indagando-se sobre aqueles que concluíram o Ensino Superior por meio da ações afirmativas. Os resultados da pesquisa apontaram um quantitativo ainda pequeno de quilombolas que se formaram no Ensino Serior, tendo em vista que ainda precisa melhorar os índices mediante ao número total de moradores das comunidades, necessitando repensar uma forma de inseri-los no mercado de trabalho imediatamente, de acordo com suas formações.

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Como Citar
FONSECA, Roger Costa; FERREIRA, Geverson Batista; CAVALCANTI, Marcus Alexandre de Pádua. A IMPORTÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR DE QUILOMBOLAS DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 135-149, apr. 2025. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/3504>. Acesso em: 01 june 2025.
Seção
Tópicos Especiais Multidisciplinares