INTOLERÂNCIA RELIGIOSA: Uma Prática Excludente de Alienação na Formação dos Anos Iniciais
RELIGIOUS INTOLERANCE: An Excludable Practice of Alienation in the Early Years Formation
Resumo
O presente artigo subdividido em três tópicos específicos tem por finalidade incitar o leitor a reflexão sobre uma sociedade intolerante que é altamente mantida pela escola através de um ensino alienador. E para isto, respectivamente dialoga-se sobre discussões que se referem à inserção da intolerância religiosa na sociedade, os meios pelos quais ela se enraíza e, as estratégias didáticas que podem colaborar para sua desconstrução. Ao abordar tais questões, fez-se necessário o uso de pesquisas bibliográficas com abordagem qualitativa de caráter explicativo, em diferenciados autores de pensamentos libertários, como Paulo Freire e Vera Candau, para constatar que a escola nos formatos atuais ainda não se encontra preparada para trabalhar efetivamente a diversidade encontrada em sala enaltecendo-a sem promover as discussões necessárias para desconstruir conceitos naturalizados socialmente.
Abstract
The present article, subdivided into three specific topics, has the purpose of inciting the reader to reflect on an intolerant society that is highly maintained by the school through an alienating teaching. And for this, respectively, it is talked about discussions that refer to the insertion of religious intolerance in society, the means by which it is rooted, and the didactic strategies that can contribute to its deconstruction. In addressing these questions in depth, it was necessary to use bibliographical research with a qualitative approach of explanatory character, in different authors of libertarian thoughts, such as Paulo Freire and Vera Candau, to verify, however, that the school in the current formats, it isn’t still prepared to work effectively the diversity found in the room praising it without promoting social discrimination.