EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE, GRUPOS EDUCATIVOS E A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL
POPULAR EDUCATION IN HEALTH, EDUCATIONAL GROUPS AND A CONTRIBUTION OF THE SOCIAL ASSISTANT
Resumo
O presente artigo faz parte da pesquisa realizada para a construção da dissertação de mestrado. Discorre sobre Educação Popular em Saúde, grupos educativos e a contribuição do Assistente Social. Buscamos com este trabalho identificar e analisar as ações educativas coletivas das equipes de Saúde da Família de Unidades Básicas de Saúde do Município de Juiz de Fora – MG, tendo em vista que a prática educativa se desenvolve no contato do profissional com a população tanto no momento individual quanto no coletivo. Para atingir os resultados expressos no objetivo partimos do estudo bibliográfico composto pelas principais elaborações teóricas sobre o tema. O cenário para a pesquisa de campo foi composto por 06 (seis) Unidades de Saúde da Família. Foram realizadas as entrevistas junto aos profissionais que tinham dentre suas atividades a elaboração e realização de grupos educativos, além da observação participante. A pesquisa teve como base metodológica a abordagem qualitativa e o método de análise hermenêutico-dialético.
Abstract
This article is part of the research carried out for the construction of dissertation. Talks on Popular Education in Health, groups and the contribution of the Social worker. We seek with this work to identify and analyze the educational collective actions of the family health teams of basic health units in the municipality of Juiz de Fora – MG, since educational practice develops in professional contact with the population in both individual and collective moment. To achieve the results expressed in the bibliographical study objective the main theoretical elaborations on the theme. The setting for the field research was composed by 06 (six) Family Health Units. The interviews were carried out with with the professionals that had among its activities the preparation and implementation of educational groups, in addition to participant observation. The survey was based on a methodological approach qualitative analysis method and hermetic-dialectic.