A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO
Resumo
Este artigo visa elencar a eficiência do lúdico quando aplicado em atendimentos psicopedagógicos, assim como a sua contribuição na aprendizagem e reaprendizagem. Para obter um ensino mais eficiente, a Educação vem aperfeiçoando-se, buscando práticas educacionais mais inovadoras e prazerosas. As atividades lúdicas são recursos didáticos dinâmicos que garantem resultados eficazes e que não se restringem apenas no campo chamado “sala de aula”, mas atua de modo eficiente em todos os locais onde a aprendizagem está inserida. É importante que o atendimento psicopedagógico tenha como partida, a necessidade do sujeito e ofereça ao mesmo, momentos de interação com o meio de forma a desenvolver-se como um todo, compreendendo e intervindo em sua aprendizagem, em seu estado normal ou patológico. Para isso, o psicopedagogo precisa analisar seu paciente de modo a identificar o porquê de o mesmo não conseguir assimilar ou desenvolver a aprendizagem, levando-o a superar suas fragilidades e construir o caminho da reaprendizagem, através de meios favoráveis para obter um resultado eficaz, fazendo do lúdico seu principal aliado nesse processo.
Abstract
This article aims to highlight the efficiency of ludic entertainment strategies when applied in psychopedagogical care, as well as its contribution in learning and relearning. To achieve a more efficient teaching, Education has been improving, seeking more innovative and pleasant educational practices. Ludical activities are dynamic didactic resources that guarantee effective results that are not restricted only in the field called "classroom", but work efficiently in all places where learning is inserted. It is important that psycho-pedagogic care should start with the subject's and provide moments of interaction with the environment in order to develop the whole, understanding and intervention in their learning, in their normal or pathological state. For this, the psychopedagogue needs to analyze its patient, identifying the reason why it cannot assimilate or develop the learning, leading to overcome its weaknesses and build the path of relearning, through means to obtain an effective result, making from ludic entertainment strategies the main support in this whole process.