A PSICOMOTRICIDADE COMO ALICERCE DA ALFABETIZAÇÃO

PSYCHOMOTRICITY AS ALICERCE OF LITERACY

  • UGB FERP UGB
  • Beatriz Barcellos
  • Mônica Mautoni Menezes
  • Guilherme Raymundo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da psicomotricidade durante o processo de construção da escrita, valorizando a importância do corpo e do movimento nas descobertas da escrita e leitura. ALVES menciona que não há como separar a inteligência (intelecto, cognitivo) do corpo. A criança precisa ser vista e estimulada como um todo. Para realizar essa pesquisa foi feito um estudo de livros referente aos temas: alfabetização e psicomotricidade. A literatura consultada revela pontos importantes para um desenvolvimento pleno do educando: ligações afetivas, psicomotricidade, o contato com diferentes tipos de materiais impressos e as experiências significativas (o uso da função social da escrita) através da leitura e da escrita.


Abstract


This article aims to analyze the contributions of psychomotricity during the process of writing construction, valuing the importance of body and movement in the findings of writing and reading. ALVES mentions that there is no way to separate the intelligence (intellect,  cognitive)  from  the  body.  The  child  needs  to  be  seen  and  stimulated  as  a whole.  In  order  to  carry  out  this  research,  a  study  of  books  related  to  the  subjects: literacy  and  psychomotricity  wasdone.  The  literature  consulted  reveals  important points  for  the  student's  full  development:  affective  bonds,  psychomotricity,  contact with  different  types  of  printed  materials  and  significant  experiences  (the  use  of  the social function of writing) through reading and writing.

Como Citar
FERP, UGB et al. A PSICOMOTRICIDADE COMO ALICERCE DA ALFABETIZAÇÃO. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 2, apr. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/868>. Acesso em: 21 nov. 2024.