A PSICOMOTRICIDADE COMO ALICERCE DA ALFABETIZAÇÃO
PSYCHOMOTRICITY AS ALICERCE OF LITERACY
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da psicomotricidade durante o processo de construção da escrita, valorizando a importância do corpo e do movimento nas descobertas da escrita e leitura. ALVES menciona que não há como separar a inteligência (intelecto, cognitivo) do corpo. A criança precisa ser vista e estimulada como um todo. Para realizar essa pesquisa foi feito um estudo de livros referente aos temas: alfabetização e psicomotricidade. A literatura consultada revela pontos importantes para um desenvolvimento pleno do educando: ligações afetivas, psicomotricidade, o contato com diferentes tipos de materiais impressos e as experiências significativas (o uso da função social da escrita) através da leitura e da escrita.
Abstract
This article aims to analyze the contributions of psychomotricity during the process of writing construction, valuing the importance of body and movement in the findings of writing and reading. ALVES mentions that there is no way to separate the intelligence (intellect, cognitive) from the body. The child needs to be seen and stimulated as a whole. In order to carry out this research, a study of books related to the subjects: literacy and psychomotricity wasdone. The literature consulted reveals important points for the student's full development: affective bonds, psychomotricity, contact with different types of printed materials and significant experiences (the use of the social function of writing) through reading and writing.