DISLEXIA: Uma Maneira Diferente de Aprender

DYSLEXIA: A Different Way to Learn

  • UGB FERP UGB
  • Camila Gabriela Silva da Matta
  • Raylla Moreira Pereira Perrut
  • Elisa Ferreira Silva de Alcântara

Resumo

Esse estudo tem como tema a dislexia, que vem sendo muito discutida no cenário educacional. Com base no verdadeiro histórico e conceito da dislexia, bem como as características e os sintomas que a acompanham, o artigo tem o objetivo de pensar na maneira como o disléxico pode ser incluído em sala de aula e da importância do Psicopedagogo para o seu acompanhamento. Para tanto, utilizamos a pesquisa bibliográfica na qual se constatou por meio desse estudo que inserir uma pessoa com dificuldade na leitura e na escrita no contexto escolar não é algo simples, entretanto, possível. Com um trabalho multidisciplinar, capacitações do corpo docente e seriedade dos profissionais envolvidos, pode-se propiciar ao aluno uma aprendizagem eficaz e significativa.


Abstract


 This  study  presents  the  theme  of  dyslexia,  which  has  been  much  discussed  in  the educational  scenario.  Based  on  the  true  history  and  concept  of  dyslexia,  as  well  as the  characteristics  and  the accompanying  symptoms,  the  article aims  to  think about how   dyslexia   can   be   included   in   the   classroom   and   the   importance   of Psychopedagogy  for  its  accompaniment.  To  do  so,  we  used  a  bibliographical research  in  which  it  is  found  through  study  that  inserting a  person  with  difficulty  in reading and writing in the school context is not something simple, however, possible. With  a  multidisciplinary  work,  faculty  skills  and  seriousness  of  the  professionals involved, it is possible to provide the student with effective and meaningful learning.

Como Citar
FERP, UGB et al. DISLEXIA: Uma Maneira Diferente de Aprender. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 2, apr. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/870>. Acesso em: 21 nov. 2024.