A PSICOPEDAGOGIA EM BUSCA DE AJUDA À GERAÇÃO MICROCEFALIA

  • Simone Nepomuceno
  • Elisa Ferreira Silva Alcantara

Resumo

Considerando a microcefalia uma situação presente em número elevado nos últimos
anos, e tendo em vista que essas crianças estão chegando as creches de todo o
país, assim como em breve estarão nas escolas em busca da inclusão das múltiplas
deficiências, a psicopedagogia, assim como família e escola, está vivendo uma
situação na qual perguntas são constantes. Como fazer? O que fazer? Saberemos
ajudar essas crianças? Acreditando que a psicopedagogia é um caminho de auxílio
às famílias e instituições escolares para que possamos favorecer esses aprendentes
microcefálicos, buscou-se trazer situações e pesquisas que possam favorecer pais e
profissionais envolvidos nesse processo de aprendizagem de crianças portadoras de
microcefalia, que por sua vez, tem sido associada a uma série de fatores, desde
desnutrição da mãe e abuso de drogas até infecções durante a gestação, como
rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, entre outras. Uma variedade de
anormalidades e síndromes metabólicas e/ou genéticas, Zika vírus, agressões
ambientais e causas ainda desconhecidas podem afetar o desenvolvimento do
cérebro e se associar à doença. O surto mobiliza todos os pediatras em relação ao
aumento da ocorrência de microcefalia no Brasil, pois suas repercussões nas
crianças envolvidas e suas famílias são expressivas. É importante ressaltar que a
psicopedagogia como complemento é uma ciência nova que estuda o processo de
aprendizagem e suas dificuldades e que muito tem contribuído para explicar a causa
de problemas. O objetivo central de estudo é o processo humano do conhecimento e
seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família,
escola, sociedade) no seu desenvolvimento.

Como Citar
NEPOMUCENO, Simone; ALCANTARA, Elisa Ferreira Silva. A PSICOPEDAGOGIA EM BUSCA DE AJUDA À GERAÇÃO MICROCEFALIA. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 8, n. 2, apr. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/875>. Acesso em: 21 nov. 2024.