A PSICOPEDAGOGIA EM BUSCA DE AJUDA À GERAÇÃO MICROCEFALIA
Resumo
Considerando a microcefalia uma situação presente em número elevado nos últimos
anos, e tendo em vista que essas crianças estão chegando as creches de todo o
país, assim como em breve estarão nas escolas em busca da inclusão das múltiplas
deficiências, a psicopedagogia, assim como família e escola, está vivendo uma
situação na qual perguntas são constantes. Como fazer? O que fazer? Saberemos
ajudar essas crianças? Acreditando que a psicopedagogia é um caminho de auxílio
às famílias e instituições escolares para que possamos favorecer esses aprendentes
microcefálicos, buscou-se trazer situações e pesquisas que possam favorecer pais e
profissionais envolvidos nesse processo de aprendizagem de crianças portadoras de
microcefalia, que por sua vez, tem sido associada a uma série de fatores, desde
desnutrição da mãe e abuso de drogas até infecções durante a gestação, como
rubéola, toxoplasmose e citomegalovírus, entre outras. Uma variedade de
anormalidades e síndromes metabólicas e/ou genéticas, Zika vírus, agressões
ambientais e causas ainda desconhecidas podem afetar o desenvolvimento do
cérebro e se associar à doença. O surto mobiliza todos os pediatras em relação ao
aumento da ocorrência de microcefalia no Brasil, pois suas repercussões nas
crianças envolvidas e suas famílias são expressivas. É importante ressaltar que a
psicopedagogia como complemento é uma ciência nova que estuda o processo de
aprendizagem e suas dificuldades e que muito tem contribuído para explicar a causa
de problemas. O objetivo central de estudo é o processo humano do conhecimento e
seus padrões evolutivos normais e patologias bem como a influência (família,
escola, sociedade) no seu desenvolvimento.