ADJETIVOS E ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: Uma Análise dos Textos de Campanha Política Eleitoral de Marcelo Crivella

ADJECTIVES AND ARGUMENTATION IN FOCUS: An Analysis of the Campaign Texts Electoral policy of Marcelo Crivella

  • Aline Mendes Amantes

Resumo

Este artigo analisa o uso e os tipos de adjetivos na construção dos textos de campanha política eleitoral de Marcelo Crivella, nas eleições de 2008, à luz dos pressupostos teóricos e descritivos referentes à conceituação dessa classe gramatical pelas gramáticas normativas e descritivas, sobretudo em relação às estratégias utilizadas para a argumentação desses textos. Assim, a discussão a respeito do uso e dos tipos de adjetivos permite-nos avaliar o planejamento argumentativo desses textos do âmbito da propaganda política, os quais foram construídos com base no uso de diferentes tipos dessa classe gramatical.


Abstract:


This article analyzes the use and types of adjectives in the construction of Marcelo Crivella 's electoral campaign campaign texts in the 2008 elections, in the light of the theoretical and descriptive assumptions regarding the conceptualization of this grammatical class by normative and descriptive grammars, especially in relation to strategies used for the argumentation of these texts. Thus, the discussion about the use and types of adjectives allows us to evaluate the argumentative planning of these texts from the scope of political propaganda, which were constructed based on the use of different types of this grammatical class.

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Como Citar
AMANTES, Aline Mendes. ADJETIVOS E ARGUMENTAÇÃO EM FOCO: Uma Análise dos Textos de Campanha Política Eleitoral de Marcelo Crivella. Episteme Transversalis, [S.l.], v. 9, n. 2, sep. 2018. ISSN 2236-2649. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/episteme/article/view/975>. Acesso em: 21 nov. 2024.