RECONCILIANDO CORPO E MENTE: Uma Aproximação Teórica entre Cognição Corporificada e Letramentos Contemporâneos
A Theoretical Approach between Cognition and Contemporary Literacies
Resumo
Resumo
Nas últimas décadas, parece haver uma cisão entre as ciências cognitivas e os estudos sobre letramento. Essa desvinculação aponta para uma concepção de cognição como restrita a habilidades e competências individuais contidas em uma mente desvinculada de seu entorno biofísico e sociohistórico, habilidades de uma computação (codificação e decodificação) específica do signo linguístico. Entretanto, desde a década de oitenta, tem sido construído um diálogo interessante entre perspectivas cognitivas e sociais para o estudo da construção de sentidos. Tomando como ponto de partida essa possibilidade de diálogo, buscaremos no presente trabalho demonstrar como a vertente da Linguística Cognitiva conhecida como Corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1999), bem como desenvolvimentos das ciências cognitivas apresentam uma visão de cognição humana compatível com e útil a atuais propostas de letramentos e demandas sociocomunicativas e interacionais de nossos dias. Para tanto, primeiramente, faremos uma pequena revisão das bases filosóficas que subjazem à concepção de cognição como atividade puramente mental e sua recente desconstrução pós-moderna. Em seguida, buscaremos situar a hipótese de uma cognição corporificada no paradigma das Ciências Cognitivas. Por último, apontaremos alguns caminhos de intersecção frutífera entre a Linguística Cognitiva Corporificada (Embodied Cognitive Linguistic) e os Estudos em Letramento na contemporaneidade.
Abstract
In the last decades, there seems to be a split between the cognitive sciences and literacy studies. This unlinking points to a conception of cognition as restricted to the individual skills and competences contained in a mind unrelated to its biophysical and sociohistorical environment, a computational (encoding and decoding) specific to the linguistic sign. However, since the 1980s, an interesting dialogue between cognitive and social perspectives has been constructed for the study of the construction of meanings. In this paper we will try to demonstrate how the Cognitive Linguistics aspect known as Corpored (LAKOFF; JOHNSON, 1999), as well as developments in the cognitive sciences present a view of human cognition compatible with and useful to current proposals of literacies and sociocommunicative and interactive demands of our day. To do so, we will first make a small revision of the philosophical underpinnings underlying the conception of cognition as a purely mental activity and its recent postmodern deconstruction. Next, we will seek to situate the hypothesis of a cognition embodied in the Cognitive Sciences paradigm. Finally, we will point out some paths of fruitful intersection between the Embodied Cognitive Linguistic and the Literature Studies in contemporaneity.
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