APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS EM CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE
Características, Efetividade e o Papel do Facilitador
Resumo
Há muitos anos, as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são tema de debates. Dentre as metodologias ativas bem documentadas, a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL- Problem Based Learning) parece se destacar para os cursos da área da saúde, por estimular debates a respeito de situações que serão enfrentadas pelos profissionais dessa área ao longo de suas carreiras. O presente trabalho visou, por meio de revisão bibliográfica, discutir as principais características da metodologia de PBL, os métodos de aplicação da mesma, as consequências de sua introdução nos cursos superiores da área de saúde e a relação entre o professor e a PBL. Analisando a bibliografia levantada, foi possível constatar a efetividade da metodologia por diferentes prismas, o que aponta a necessidade de implementação da mesma nos cursos superiores da área da saúde, mesmo que de forma gradativa, a fim de ambientar a instituição, o facilitador e os alunos.