MÉTODO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA AUDIOVISUAL BASEADO NA EDUCOMUNICAÇÃO E NA CORRENTE SOCIOCRÍTICA FREIREANA

  • Aline Cristina Costa Gomes
  • Luiza Angélica Paschoeto Guimarães

Resumo

A busca pelo despertar crítico e problematizador em alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, acerca de temas voltados ao meio ambiente e sua interação com o curso e sua futura profissão, inspirou o presente estudo. A partir dela, foi possível aplicar um método de ensino baseado na teoria de aprendizagem Educomunicação integrada à corrente Sociocrítica freireana, que permite que os alunos produzam material acadêmico utilizando a linguagem audiovisual. Para seguir as orientações dos pilares desta pesquisa, inicialmente, foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, de modo a identificar as questões que seriam abordadas no método de ensino para futuras pesquisas e produção de conteúdo, realizadas pelos mesmos. Neste artigo foram examinadas as respostas dadas ao questionário para construção do conteúdo trabalhado no método de ensino e demonstradas as fases de sua construção, assim como os resultados observados. O método de ensino mostrou-se eficaz na construção de conhecimento crítico, provocando discussões, além de demonstrar o potencial da plataforma YouTube como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Como Citar
GOMES, Aline Cristina Costa; GUIMARÃES, Luiza Angélica Paschoeto. MÉTODO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA AUDIOVISUAL BASEADO NA EDUCOMUNICAÇÃO E NA CORRENTE SOCIOCRÍTICA FREIREANA. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1217>. Acesso em: 24 nov. 2024.