MÉTODO DE PRODUÇÃO ACADÊMICA AUDIOVISUAL BASEADO NA EDUCOMUNICAÇÃO E NA CORRENTE SOCIOCRÍTICA FREIREANA
Resumo
A busca pelo despertar crítico e problematizador em alunos do primeiro período do curso de Engenharia Civil, acerca de temas voltados ao meio ambiente e sua interação com o curso e sua futura profissão, inspirou o presente estudo. A partir dela, foi possível aplicar um método de ensino baseado na teoria de aprendizagem Educomunicação integrada à corrente Sociocrítica freireana, que permite que os alunos produzam material acadêmico utilizando a linguagem audiovisual. Para seguir as orientações dos pilares desta pesquisa, inicialmente, foi aplicado um questionário para medir o conhecimento prévio dos alunos, de modo a identificar as questões que seriam abordadas no método de ensino para futuras pesquisas e produção de conteúdo, realizadas pelos mesmos. Neste artigo foram examinadas as respostas dadas ao questionário para construção do conteúdo trabalhado no método de ensino e demonstradas as fases de sua construção, assim como os resultados observados. O método de ensino mostrou-se eficaz na construção de conhecimento crítico, provocando discussões, além de demonstrar o potencial da plataforma YouTube como ferramenta de ensino e aprendizagem.