GESTÃO DE CONTEÚDO DE PRÉ-REQUISITOS PARA TURMAS HETEROGÊNEAS DE GRADUAÇÃO
Uma Visão Atualizada
Resumo
O artigo aborda a condição de heterogeneidade dos alunos do curso de licenciatura em Letras, especialmente a falta de pré-requisitos para acompanhar satisfatoriamente a disciplina de Língua Inglesa. A falta de conteúdo básico dos alunos ingressantes pode gerar evasão ou muita dificuldade no decorrer do processo de formação acadêmica e a bibliografia estudada demonstra este ser um problema comum nas universidades atualmente. A pesquisa desenvolve o assunto em etapas. Primeiro, analisando o perfil atual dos alunos e depois, indicando a matriz de referência do ENADE, bem como o quadro europeu de proficiência para fundamentar a proposta de sequências didáticas e roteiros de estudos para alunos interessados em superar dificuldades na disciplina. O ambiente escolhido para implantar tal programa é a sala virtual disponibilizada pelo Núcleo de Ensino à Distância. A proposta apresentada é uma tentativa de repensar a gestão da prática docente no contexto contemporâneo de ensino e aprendizagem.