PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR

Estudo de Caso de Sistema Colaborativo para a Práxis do Novo Educador e Educando Digital

  • André Ricardo Prazeres Rodrigues
  • Welington Leoncio Costa

Resumo

Neste artigo, as percepções sobre os processos de ensino e aprendizagem, nos leva a um novo olhar de forma colaborativa para a transmissão do conhecimento socialmente construído, com a tecnologia. Desta forma, este artigo tem como objetivo geral, analisar as reais necessidades de um ensino voltado para uma sociedade em rede e homem digital, que permita despertar atitude colaborativa, pela qual o educador possa construir conceitos e fundamentar-se na argumentação, com uma visão sintetizada dos sistemas colaborativos. Os objetivos específicos são descrever sobre a revolução caracterizada por uma inovação e a descontinuidade nos diferentes setores do Mercado; e analisar os sistemas colaborativos considerando as características da nova sociedade e do novo ser humano digital, presentes em sala de aula. A pesquisa de campo de caráter quantitativo, realizada por meio de questionário aplicado junto aos docentes e discentes de diferentes áreas do ensino superior, viabilizou a confirmação da hipótese que foi verificar se a transmissão do conhecimento, por meio da implementação de projetos colaborativos, pode contribuir na “práxis” para o ensino e a aprendizagem. Os resultados obtidos com a pesquisa de campo atenderam aos objetivos propostos e confirmaram a hipótese deste artigo.

Como Citar
RODRIGUES, André Ricardo Prazeres; COSTA, Welington Leoncio. PERCEPÇÕES SOBRE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO ENSINO SUPERIOR. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1227>. Acesso em: 24 nov. 2024.