EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO

O Olhar do Professor de Biologia

  • Andréa Oliveira Almeida
  • Luana Alves dos Santos
  • Rosiani Barbosa da Silva Freitas

Resumo

O presente trabalho se refere à inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino. O interesse desse estudo se justifica por perceber a necessidade de aprofundar conhecimentos nessa área e construir novos saberes sobre a inclusão de alunos surdos, que é um grande desafio para muitos educadores, por não conhecer a primeira língua do surdo, que é a LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. Foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo, com a aplicação de uma entrevista a intérpretes de LIBRAS de uma Escola Municipal de Barra Mansa, tendo como objetivo principal analisar o processo de inclusão desses alunos na rede regular de ensino. Desse modo, o estudo evidenciou que a inclusão apesar de ser um processo, há vários pontos positivos nesse caminho, mas que ainda os professores devem ser sensibilizados quanto à inclusão em sala de aula, pois a maioria ainda não está preparada para receber alunos surdos em suas aulas. 

Como Citar
ALMEIDA, Andréa Oliveira; SANTOS, Luana Alves dos; FREITAS, Rosiani Barbosa da Silva. EDUCAÇÃO DE SURDOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1228>. Acesso em: 24 nov. 2024.