A ARTE DE PROMOVER O APRENDER

Uma Reflexão sobre o Docente do Ensino Superior e sua Formação para Produzir o Conhecimento

  • Dayana Conceição dos Passos Chagas
  • Vânia de Oliveira Ananias

Resumo

Este artigo trata sobre a formação do docente para atuação no ensino superior e seus anseios por maior aproximação aos conhecimentos didáticos e pedagógicos que favoreçam sua prática através de estudos e pesquisas. Cabe aqui uma percepção do perfil dos docentes atuantes nesse segmento de ensino ao que se refere a sua formação e ao domínio habilidades desejáveis a esse papel para que, sentindo-se seguro e com domínio de teorias e metodologias abrangentes ao que tange a promover o saber, potencialize sua atuação nas salas de aula, norteando suas ações na construção do saber e formação de novos profissionais. São propostas aqui reflexões sobre o saber ensinar, sobre saber identificar como se dá a aprendizagem e sobre saber utilizar e/ou criar metodologias diversas que sejam efetivas para o processo de ensino. Com o intuito de instigar a contínua reflexão sobre a formação do professor e sua complexidade busca-se ainda, entender a importância da percepção desses aspectos e a necessidade do docente enxergar seu trabalho envolto a tais questões de forma a entusiasmar-se com o conhecer das teorias e metodologias de aprendizagem por entendê-las como elementos indispensáveis tanto a si próprios enquanto profissional que pretende aprimorar-se constantemente, quanto à IES que se representa bem como os discentes com quem interage. Percebeu-se, como resultado, que ainda que o professor atue nas salas de aula e tenha se formado em especializações e maiores graus de ensino, ele tem o desejo de conhecer mais dos conceitos e metodologias acerca da educação.

Como Citar
CHAGAS, Dayana Conceição dos Passos; ANANIAS, Vânia de Oliveira. A ARTE DE PROMOVER O APRENDER. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1244>. Acesso em: 23 nov. 2024.