A ARTE DE PROMOVER O APRENDER
Uma Reflexão sobre o Docente do Ensino Superior e sua Formação para Produzir o Conhecimento
Resumo
Este artigo trata sobre a formação do docente para atuação no ensino superior e seus anseios por maior aproximação aos conhecimentos didáticos e pedagógicos que favoreçam sua prática através de estudos e pesquisas. Cabe aqui uma percepção do perfil dos docentes atuantes nesse segmento de ensino ao que se refere a sua formação e ao domínio habilidades desejáveis a esse papel para que, sentindo-se seguro e com domínio de teorias e metodologias abrangentes ao que tange a promover o saber, potencialize sua atuação nas salas de aula, norteando suas ações na construção do saber e formação de novos profissionais. São propostas aqui reflexões sobre o saber ensinar, sobre saber identificar como se dá a aprendizagem e sobre saber utilizar e/ou criar metodologias diversas que sejam efetivas para o processo de ensino. Com o intuito de instigar a contínua reflexão sobre a formação do professor e sua complexidade busca-se ainda, entender a importância da percepção desses aspectos e a necessidade do docente enxergar seu trabalho envolto a tais questões de forma a entusiasmar-se com o conhecer das teorias e metodologias de aprendizagem por entendê-las como elementos indispensáveis tanto a si próprios enquanto profissional que pretende aprimorar-se constantemente, quanto à IES que se representa bem como os discentes com quem interage. Percebeu-se, como resultado, que ainda que o professor atue nas salas de aula e tenha se formado em especializações e maiores graus de ensino, ele tem o desejo de conhecer mais dos conceitos e metodologias acerca da educação.