O LÁPIS “COR DE PELE” E A TRANSMISSÃO DOS ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO
Resumo
O estudo teve por objetivo investigar a relação entre a preferência das crianças na escolha do lápis de cor na construção dos estereótipos étnico-raciais na Educação Infantil e Alfabetização. A metodologia utilizada foi uma pesquisa básica, do tipo de campo. Buscamos fundamentação teórica através de pesquisas bibliográficas com autores: Malachias (2007), Menezes (2002) e Silva (2010), dentre outros. Diante das situações de preconceito no contexto escolar, muitos professores permanecem acríticos ao observarem momentos de racismo na escola. Essa postura favorece a discriminação de modo que a vítima acaba por se sentir inferior e o ofensor continua transmitindo essa ideologia.
Como Citar
SILVA, Diana dos Santos Carmo da; BARBOSA, Ellen Rodrigues; CARDOSO, Karine Mucida.
O LÁPIS “COR DE PELE” E A TRANSMISSÃO DOS ESTEREÓTIPOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO.
Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019.
ISSN 2317-5974.
Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1245>. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS