COMO ENSINAMOS E COMO APRENDEMOS
Um estudo de caso no UGB/FERP
Resumo
Com o objetivo de estabelecer uma análise entre a forma como os professores ensinam e a forma como os alunos aprendem foi realizada uma pesquisa no Centro Universitário Geraldo Di Biase. Foram ouvidos 67 professores e 161 alunos de cursos de Licenciaturas, Bacharelado e Tecnológico através de um questionário estruturado com perguntas diretas. O questionário foi aplicado por professores cursista da pósgraduação em Gestão e Docência do Ensino Superior. A pesquisa revelou que apenas 21% dos professores trabalham com práticas de ensino embora 68,7% dos alunos afirmaram aprender melhor com atividades práticas. Vale ressaltar que os alunos defenderam também o uso de aulas expositivas e exercícios. Já os professores afirmaram utilizar outras formas de ensino como Trabalho em Grupo (13,5%), Debate (9%), Estudo de Caso (7,4%) e Dinâmicas (4,5%). Os depoimentos dos alunos revelam a necessidade de ajustes na maneira como ensinamos: “O mundo está muito dinâmico hoje, a gente aprende melhor vendo e fazendo, então penso que aprendo melhor com vídeos, prática de exercícios e visitas técnicas”; “ Aulas de campo são as menos utilizadas e as que mais agregam pois possibilitam a melhor visualização do objeto de estudo e consequentemente maior absorção do conteúdo”; “A metodologia mais interessante e a que eu melhor aprendo são as práticas, onde são exigidas pesquisas. Nessas pesquisas exploramos outras áreas e ampliamos conhecimento”. O resultado da pesquisa aponta para a necessidade de aplicação de metodologias mais práticas uma vez que, o foco docente deve ser como os alunos aprendem e não mais como achamos que devemos ensinar, pois não há ensino se não houver aprendizagem. Como alternativa para reduzir a distância em nossa forma de ensino e a forma de aprender dos estudantes as Metodologias Ativas se configuram como uma possibilidade viável e desejável já que se caracterizam por articular teoria prática no processo de ensino e aprendizagem.