INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Um desafio para os docentes universitários

  • Fabiana Maria Custódio
  • Adriana Aparecida dos Reis Souza
  • Vânia de Oliveira Ananias

Resumo

O presente artigo pretende refletir sobre o papel do docente universitário frente aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) no Ensino Superior, tendo em vista, que a chegada desses alunos no ensino superior é um fato que vem se intensificando nas últimas décadas. O principal propósito deste trabalho é discutir os desafios dos educadores e perceber quais são as suas expectativas em relação as demandas de inclusão nas Instituições de Ensino Superior, a fim de promover o acesso, mas principalmente a permanência de sucesso desses alunos.  Trata-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa qualitativa, do tipo descritiva, exploratória que tem como objetivo analisar os obstáculos enfrentados pelos docentes e o diferencial no processo ensino-aprendizagem. A partir daí, levantaremos questões específicas da educação inclusiva no ensino superior a fim de identificarmos os desafios enfrentados. A pesquisa pode concluir que os maiores obstáculos enfrentados pelos docentes participantes é a metodologia de ensino e a adaptação do conteúdo, que eles se preocupam com as questões de educação especial e demonstram sensibilidade e empatia por seus alunos. 

Como Citar
CUSTÓDIO, Fabiana Maria; SOUZA, Adriana Aparecida dos Reis; ANANIAS, Vânia de Oliveira. INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1249>. Acesso em: 23 nov. 2024.