CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO

  • Marcelo Ribeiro de Almeida Guedes
  • Arlethe Soares de Oliveira
  • Thais Cunha de Souza

Resumo

Observa-se um crescente número de críticas ao método de ensino em que o estudante não possui participação na construção do aprendizado e/ou no sentido das conexões feitas. Sendo que, o lúdico proporciona a motivação, acarretando também a estimulação e o interesse, tornando-se meio essencial do discente buscar a aprendizagem. Desse modo o presente artigo tem como objetivo o desenvolvimento de um jogo que auxilia no processo de ensino-aprendizagem, em microbiologia, para alunos do ensino médio. O jogo MICROTRILHA pode ser jogado com cada aluno disputando as partidas de forma individual, ou em disputas por grupos, cabendo aos próprios alunos ou ao professor decidir qual a melhor opção para a turma, sendo composto por: tabuleiro, cartas com dicas, castas bônus, seis peões e um manual de instruções. Espera-se contribuir com a socialização da turma, bem como na interação e troca de conhecimentos e experiências, desenvolvendo uma maior fixação do conteúdo previamente dado pelo professor. A partir de resultados de outros projetos que foram estudados, é possível concluir que inserir esse tipo de atividade em sala de aula é algo que oferece muitos benefícios para o aprendizado dos alunos, sendo um auxílio para o professor aplicar as matérias e conteúdo da sua grade curricular.

Como Citar
GUEDES, Marcelo Ribeiro de Almeida; OLIVEIRA, Arlethe Soares de; SOUZA, Thais Cunha de. CONSTRUÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXÍLIO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1253>. Acesso em: 23 nov. 2024.