ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE

Desenho Universal e a Implantação de Centros de Apoio à Inclusão

  • Heloíse Cunha Maia
  • Vânia de Oliveira Ananias

Resumo

Este estudo pretende explanar a acessibilidade nas universidades, incentivando a implantação de centros de apoio à inclusão e a realização de projetos civis baseados no conceito de desenho universal. Entende-se que fomentar a criação de centros de apoio à inclusão em instituições de ensino superior trará resultados positivos, ampliando as políticas institucionais. E estas, aliadas ao desenho universal, onde o foco principal é a definição de projetos de produtos e ambientes que contemplem toda a diversidade humana, contribuem para a consequente melhoria da qualidade da vida acadêmica. Não é objetivo deste estudo avaliar as formas de ingresso e condições de acesso à universidade, mas sim, avaliar a qualidade do tratamento dado ao aluno, após a inserção no sistema educacional, assim como toda comunidade acadêmica. Desenvolve-se uma metodologia quanti-qualitativo que parte de uma pesquisa anterior realizada. Trabalha-se com questionário direcionado às instituições de ensino superior selecionadas na pesquisa relatada. As respostas foram descritas e não há pretensões de se extrair conclusões. Em paralelo, uma pesquisa bibliográfica a respeito do desenho universal foi realizada, onde busca-se uma maior compreensão da temática. Julga-se que a construção de ambientes universitários livres de quaisquer barreiras, onde há um maior reconhecimento da diversidade, torna o respeito ao ser humano muito menos abstrato, que se traduz na estrutura física da universidade e demonstra para toda a população a importância real de cada ser humano, proporcionando a participação efetiva deste no ambiente universitário.

Como Citar
MAIA, Heloíse Cunha; ANANIAS, Vânia de Oliveira. ACESSIBILIDADE NA UNIVERSIDADE. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1255>. Acesso em: 23 nov. 2024.