AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM À LUZ DA PLASTICIDADE CEREBRAL

  • Amanda de Jesus Peixoto Ferreira
  • Marilane Ferreira Confort

Resumo

A pesquisa em foco, objetiva pontuar e esclarecer aspectos pertinentes às dificuldades presentes no processo de aprendizagem de um indivíduo, inferindo que é necessário superar paradigmas que se apoiam nas concepções da cultura do desempenho, baseada na classificação dos alunos segundo seus produtos na aprendizagem. Serão abordadas características do atual sistema de ensino brasileiro, bem como a emergente necessidade de debater sobre as dificuldades de aprendizagem à luz do conceito de plasticidade cerebral, fazendo também uma breve retrospectiva do surgimento da neurociência e suas contribuições para a Educação. O presente trabalho baseia-se na pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa de caráter explicativo. A literatura pesquisada possibilitou a constatação de que as dificuldades de aprendizagem, não configuram um quadro permanente, pois o cérebro humano é dotado de plasticidade, o que o permite se remodelar de acordo com os estímulos externos. Professor e aluno não estão sozinhos neste processo e podem contar com o diferencial da atuação de um profissional psicopedagógico interferindo na aprendizagem ou mesmo reaprendizagem do sintoma apontado.

Como Citar
FERREIRA, Amanda de Jesus Peixoto; CONFORT, Marilane Ferreira. AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM À LUZ DA PLASTICIDADE CEREBRAL. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1260>. Acesso em: 24 nov. 2024.