DO NUNCA SONHAR AO SONHO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO

Por uma prática empática, inclusiva e consciente

  • Sônia de Alcantara Gouveia
  • Ana Bárbara de Souza Dourado Muniz
  • Yasmim de Oliveira Brandão

Resumo

Este artigo aborda a questão do sonhar na educação diante das dificuldades de aprendizagem, bem como a viabilidade de mudar práticas engessadas que permeiam a escola através da reflexão sobre a realidade, a fim de favorecer a aprendizagem de todos estudantes. A partir disso estabelecemos como nosso objetivo, explorar as possibilidades de mudança frente aos novos desafios do século XXI. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica e audiovisual, destacando o documentário Nunca me sonharam (2017) que relata a realidade de jovens brasileiros inseridos em diversas escolas do país. Consideramos que sonhar é preciso, mudar posturas e compreender os alunos é necessário, lançando um novo olhar ao ato de ensinar e aprender, assim como alinhar os sonhos ao real vivenciado em prática.

Como Citar
GOUVEIA, Sônia de Alcantara; MUNIZ, Ana Bárbara de Souza Dourado; BRANDÃO, Yasmim de Oliveira. DO NUNCA SONHAR AO SONHO POSSÍVEL NA EDUCAÇÃO. Simpósio, [S.l.], n. 7, feb. 2019. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/1277>. Acesso em: 23 nov. 2024.