TBL ACTIVE

Plataforma de Apoio à Aprendizagem Baseada em Equipes

  • Missaela de Araujo Gomes
  • Aline Cristina Costa Gomes
  • Rafael Teixeira dos Santos

Resumo

O Team Based Learning (TBL), em português Aprendizagem Baseada em Equipes (ABE), é uma metodologia de ensino que visa uma aprendizagem colaborativa, uma vez que seu trabalho é realizado em equipes. Esta estratégia tem por objetivo auxiliar para um maior engajamento entre estudantes e professores na qualidade do aprendizado. Nesta metodologia, o professor deve disponibilizar um material de estudo para os alunos, textos ou mídias, sobre o assunto a ser trabalhado para um estudo pré-classe. Em sala, será efetuado um questionário, de múltiplas escolhas, individual com base no material disposto anteriormente e enviam as respostas ao professor. Logo após, formam equipes e realizam o mesmo questionário que foi feito individualmente, discutindo sobre as respostas, e novamente enviam as respostas para que recebam pontuações pessoais e coletivamente. Em seguida, os alunos terão a oportunidade de realizar questionamentos e obterem esclarecimentos com o professor, argumentando sobre suas respostas. A partir desta concepção, surgiu a plataforma TBL Active para auxiliar na aplicação dessa metodologia oportunizando a elaboração de questionários on-line e concedendo aos professores feedbacks imediatos sobre as respostas dos discentes, além da possibilidade de exportar relatórios sobre os questionários aplicados, para que os docentes possam analisar quais perguntas apresentaram maiores e menores índices de acertos, o que evidencia as dificuldades e facilidades dos alunos. Esta constatação permite ao professor refletir sobre estratégias para atingir, a fim de sanar, as dúvidas de seu público-alvo.

Como Citar
GOMES, Missaela de Araujo; GOMES, Aline Cristina Costa; SANTOS, Rafael Teixeira dos. TBL ACTIVE. Simpósio, [S.l.], n. 8, mar. 2020. ISSN 2317-5974. Disponível em: <https://revista.ugb.edu.br/index.php/simposio/article/view/2113>. Acesso em: 24 nov. 2024.